Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 253

Pôster


253

O CAMINHO EM CONSTRUÇÃO NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DA FORMAÇÃO DOCENTE: um relato de experiência

Autores:
Margarete Batista da Silva () ; Linda Concita Nunes Araujo (FACULDADE ESTÁCIO DE ALAGOAS) ; Maely Nunes Araujo (SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MACEIÓ)

Resumo:
Os saberes constroem e fundamentam a formação do ser humano, o qual está inserido em uma sociedade, carregada de uma cultura. A universidade é um espaço privilegiado para essa ação social, porque ela é marcada pelas manifestações de práticas pedagógicas, que podem apontar tanto para uma luta, quanto para uma acomodação1. O presente trabalho tem como objetivo expor discussões sobre a formação de professores, voltadas para conceitos sociais e políticos que norteiam o universo da Educação Superior. A metodologia foi definida como relato de experiência, o qual consiste em uma descrição acerca de uma determinada situação que pode ser considerada relevante na área de atuação do relator2. A ação do docente está atrelada a um processo de formação, que tem como política-pedagógica três pilares: o ensino, a pesquisa e a extensão. Vale ressaltar, que esse processo não é de inteira responsabilidade do educador. O alunado também precisa fazer parte desse diálogo, uma vez que tanto os educandos, quanto os educadores são responsáveis pela disseminação do saber, contribuindo para o processo sócio-histórico-cultural da sociedade. Adquirir habilidades e aprender algo são experiências complexas, que estão associadas a um conjunto de ideias, as quais estabelecem relações com o mundo. É por isso que a prática docente precisa estar voltada para esse pensar, tendo em vista que os professores do ensino superior formam profissionais que lidam com vivências acadêmicas interdisciplinares. 1 - Santos, MSG. Saberes da prática na docência do ensino superior: análise de sua produção nos cursos de licenciatura da UEMA. Teresina: UFPI, 21. 2 - Prado, ML et al. Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde. Esc. Anna Nery. 212, Março 16(1):172-177. http://dx.doi.org/1.159/S1414-8145212123.