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244 | CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCATIVAS VOLTADAS À PROMOÇÃO DA SAÚDE CARDIOVASCULAR PELO ENFERMEIRO | Autores: Thereza Maria Magalhães Moreira () ; Ana Célia Caetano de Souza (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ-UFC) ; Jênifa Cavalcante dos Santos Santiago (FIC-ESTACIO) ; Antonio Dean Barbosa Marques (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ-UECE) ; Francisco Wagner de Sousa Paula (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ-UECE) ; Raquel Sampaio Florêncio (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ-UECE) |
Resumo: Introdução: Mundialmente, a epidemiologia das cronicidades justifica a preocupação que os enfermeiros devem ter com a promoção da saúde cardiovascular. Objetivo: Desenvolver tecnologias educativas a serem utilizadas pelo enfermeiro para promoção da saúde cardiovascular em doentes crônicos (hipertensos, diabéticos ou obesos), e sua validação. Método: Na primeira fase foi feito estudo metodológico para a construção e validação interna de três tecnologias educativas para doentes crônicos [duas Teses de Doutorado (SOUZA, 215; SANTIAGO, 216) e uma Dissertação de Mestrado, esta em finalização]. A segunda fase consistiu da validação externa em estudos de intervenção das tecnologias criadas. Resultados: Foram criadas e validadas três tecnologias educativas, sendo um álbum seriado para hipertensos, uma cartilha e um gibi para obesos adultos e adolescentes, respectivamente. As validações interna e externa apresentaram bons parâmetros ao serem avaliadas por especialistas e doentes crônicos. Conclusão: A validação externa mostrou que tais tecnologias otimizaram a saúde cardiovascular dessa clientela, contribuindo na prevenção de complicações e possibilitando uma atuação mais contextualizada e direcionada por parte dos enfermeiros. Contribuições para a Enfermagem: Impactos positivos no cuidado clínico de enfermagem à hipertensão, diabetes ou obesidade, favorecendo a orientação clínica, seções de educação em saúde e mobilizações comunitárias para a melhoria do serviço de saúde. Referências: 1)Souza ACC. Construção e validação de tecnologia educacional como subsídio à ação do enfermeiro na promoção da qualidade de vida e adesão ao tratamento de pessoas com hipertensão. Fortaleza. Tese [Doutorado em Cuidados Clínicos] - Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde. Universidade Estadual do Ceará; 215. 2)Santiago JCS. Criação e validação de uma cartilha educativa sobre excesso ponderal para o adulto com hipertensão. Fortaleza. Tese [Doutorado em Cuidados Clínicos] - Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde. Universidade Estadual do Ceará; 216.
Descritores: Enfermagem, promoção da saúde, doenças cardiovasculares. |