Pôster
240 | ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE PÓS-RESSECÇÃO CIRÚRGICA DE TUMOR DE KLATSKIN | Autores: Edilene Cândido Rocha () ; Tamyres Araújo Andrade Donato (Universidade Federal da Bahia) ; Matheus do Vale Andrade (Universidade Federal da Bahia) ; Natália Farias Barbosa (Universidade Federal da Bahia) |
Resumo: Edilene Cândido Rocha1, Tamyres Araújo Andrade Donato2, Matheus do Vale Andrade3, Natália Farias Barbosa4, Daniela Arruda Soares5, Juliana Xavier Pinheiro da Cunha6.
Introdução: Os tumores de Klatskin são colangiocarcinomas hilares originados na bifurcação do ducto hepático principal, cuja localização é extra-hepática. A letalidade é alta e a ressecção cirúrgica é o tratamento de escolha; porém, a maioria está em estágios avançados envolvendo estruturas adjacentes e, por conseguinte, irressecáveis.1 Objetivo: Estabelecer um plano de cuidado para o paciente pós cirurgia de ressecção tumoral, tendo como meta instituir uma Assistência de Enfermagem baseada no critério da Sistematização de Enfermagem, objetivando um melhor prognóstico e reinserção do indivíduo em suas atividades.2,3 Descrição metodológica: Estudo de caso foi realizado no mês de abril de 215 em um hospital público de Vitória da conquista – BA. Foram coletados dados do prontuário e informações do paciente. Este autorizou todos os processos, assinando um termo de consentimento. Realizou-se anamnese, exame físico geral, dando ênfase à área afetada. Resultados e discussão: Após realização de descompressão biliar paliativa e ressecção cirúrgica do tumor, o paciente evoluiu de forma satisfatória, o que o levou à alta hospitalar. Conclusões, Contribuições e Implicações para enfermagem: O caso estudado contribuiu para o enriquecimento do conhecimento teórico - prático, bem como, mostrou a importância da atuação da equipe de enfermagem no processo de prevenção de sequelas e agravos, cuidados gerais e manutenção da saúde, além de atuar na educação dos pacientes e familiares quanto aos desafios cotidianos de reabilitação.
Descritores: Tumor de Klatskin; Enfermagem.
Eixo II: Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem.
Referências
1. Boris RA, Blechacz MD, Gregory JG. Cholangiocarcinoma. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva. 213.
2. CARPENITO, LJ. Planos de cuidados de enfermagem e documentação. 4ªed. Porto Alegre: Artmed, 25.
3. NANDA. Diagnósticos de enfermagem da NANDA: definições NANDA. Diagnósticos de enfermagem da NANDA: definições e classificação (212-214). Porto Alegre.
1Estudante. Graduação em Enfermagem. Universidade Federal da Bahia.
2Enfermeira. Enfermeira Intensivista. Docente da Universidade Federal da Bahia.
3Estudante. Graduação em Enfermagem. Universidade Federal da Bahia.
4Estudante. Graduação em Enfermagem. Universidade Federal da Bahia.
5Enfermeira. Doutora em Saúde Pública. Docente da Universidade Federal da Bahia.
6Enfermeira. Mestre em Enfermagem e Saúde. Enfermeira da Unidade de Terapia Intensiva no Hospital Geral de Vitória da Conquista.
E-mail do relator: edilenne.lenne@hotmail.com |