Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 235

Pôster


235

MONITORIA EM PARASITOLOGIA: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO FORMATIVO EM ENFERMAGEM.

Autores:
Patricia Daiane Zanini () ; Geisa Percio do Prado (Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC)

Resumo:
Introdução: Parasitologia é a ciência que estuda os organismos vivos capazes de habitar outros organismos e dele tirar proveito1. No curso de enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) os conhecimentos sobre a parasitologia são ofertados por meio de duas disciplinas: a parasitologia humana I e II. Os objetivos das disciplinas são orientar os acadêmicos sobre as parasitoses, incidência de parasitas e seus vetores relacionados à saúde humana. Objetivo: Relatar a experiência de atuação acadêmica como monitora das disciplinas de Parasitologia Humana I e II. Método: As disciplinas são compostas por aulas teóricas e praticas e dispõe uma monitora que realiza atividades complementares. Ao final de cada monitoria realiza-se uma produção em conjunto de um estudo dirigido, em que a monitora instiga e auxilia os acadêmicos a sanarem suas dúvidas. Resultados: Evidenciou-se que os acadêmicos que participaram das monitorias obtiveram experiências diferenciadas, pelo conhecimento agregado em consequência do envolvimento maior com a disciplina. Conclusões: A realização de monitorias como dispositivo complementar mostra-se pertinente para o processo formativo dos acadêmicos, tendo em vista que permite aprofundar o conhecimento em temas mais específicos e complexos, o que muitas vezes não é possível durante as aulas. Em específico, para a acadêmica que se torna monitora, a experiência é capaz de propiciar, além de conhecimento, uma breve e simplificada experiência da docência. Descritores: Monitoria. Parasitologia. EIXO II – Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem. Referências 1 Rey L. Bases da Parasitologia Médica. 3. Ed. São Paulo: Guanabara Koogan; 211. 41p.