Pôster
234 | INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM EM IDOSOS HOSPITALIZADOS COM RISCO DE QUEDA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA | Autores: Eliane da Silva Pereira () ; Selma Petra Chaves Sá (Universidade Federal Fluminense) ; Mirian da Costa Lindolpho (Universidade Federal Fluminense) ; Fayanne Schaustz Bom (Universidade Federal Fluminense) ; Rachel da Silva Serejo Cardoso (Universidade Federal Fluminense) ; Ana Paula Tavares (Universidade Federal Fluminense) |
Resumo: Selma Petra Chaves Sá , Mirian da Costa Lindolpho , Eliane da Silva Pereira , Fayanne Schaustz Bom , Rachel da Silva Serejo Cardoso, Ana Paula Tavares .
A ocorrência das quedas merece destaque e se configuram como um grave problema de saúde pública. As quedas acarretam um declínio da capacidade funcional e da qualidade de vida dos idosos.1 Objetivo: Analisar a produção científica das intervenções de enfermagem em relação ao diagnóstico de enfermagem: Risco de Queda, na literatura brasileira e estrangeira no período de 21 a 215. Descrição Metodológica: Estudo de revisão integrativa na qual os descritores utilizados foram: idoso, acidente por quedas e cuidados de enfermagem, nas bases de dados Medline, Lilacs e Bdenf- Enfermagem encontrou-se na busca 46 artigos, no entanto 1 foram usados para serem analisados tendo em vista o melhor enquadramento com o objeto de estudo. Resultados: sete dos dez artigos analisados apresentam a identificação dos fatores de risco para queda como questão primordial para que intervenções possam ser traçadas, dois artigos nos apresentam questões de prevenção de quedas no ambiente hospitalar e um artigo destaca a questão da vulnerabilidade da queda em idoso acarretar em uma fratura de quadril. Conclusões: Através de uma identificação pontual dos fatores de risco para queda, fatores esses que contribuem para a redução de agravo, promovendo uma maior segurança do paciente. Contribuições/ Implicações para a Enfermagem: O estudo possibilita visualizar a intervenção de enfermagem eficaz, a qual é um dos pilares da Enfermagem Baseadas em evidências, já que são intervenções capazes de mudar a realidade expressa. Buscar despertar no enfermeiro o realizar de um planejamento de intervenções a serem realizadas, possibilitando assim que o processo de enfermagem e a sistematização da assistência sejam colocadas em prática. Referências: 1- CARVALHO AM; COUTINHO ESF. Demência como fator de risco para fraturas graves em idosos. Revista de saúde pública, São Paulo, v.36, n.4, p.448-454, ago. 22.
Descritores: Idoso, Acidente por Quedas e Cuidados de Enfermagem.
EIXO II: Formação e Produção de Conhecimento em Enfermagem.
Enfermeira pós- doutora. Professora Titular da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Enfermeira doutoranda. Professora Adjunta da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Enfermeira especialista em Clínica Médica (UERJ). Mestranda Acadêmica da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (UFF). E-mail: elianepereira.uff@gmail.com
Enfermeira especialista em Gerontologia (UFF). Mestrado profissional em Enfermagem Assistencial pela da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Enfermeira especialista em Saúde Pública. Mestrado Acadêmico pela da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Enfermeira Mestranda da Universidade Federal Fluminense (UFF). |