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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 231

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231

METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO DE ENFERMAGEM

Autores:
Kátia Rodrigues Menezes () ; Ana Teresa Cardoso Bezerra (Escola Superior de Ciências da Saúde) ; Giovana Moreira Santos (Escola Superior de Ciências da Saúde) ; Gleiciane Sousa Oliveira (Escola Superior de Ciências da Saúde) ; Lucas Alves da Silva (Escola Superior de Ciências da Saúde) ; Raíssa Marinho Fogaça (Escola Superior de Ciências da Saúde)

Resumo:
Introdução: A educação em enfermagem vem sofrendo mudanças, sendo as metodologias ativas de ensino estratégias na formação de um profissional competente e engajado na sociedade. Com esta missão, a Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) emprega a Metodologia da Problematização (MP) com Arco de Maguerez no eixo educacional Habilidades Profissionais em Enfermagem. Objetivo: Apresentar a MP como ferramenta para aprendizagem significativa. Método: Relato de experiência sobre utilização de MP em práticas da segunda série da graduação em Enfermagem da ESCS na clínica pediátrica de um hospital público em Brasília. Durante atividades curriculares os estudantes aplicaram as etapas do Arco de Maguerez para atuar junto a acompanhantes e crianças internadas. Observando a realidade, identificaram grande número de internações por problemas respiratórios, elencando pontos chave sobre esta temática. Após teorização e levantamento de hipóteses de solução, o grupo elaborou apresentação lúdica a fim de intervir sobre a realidade observada. Realizaram dramatização, roda de conversa e avaliação das atividades, obtendo feedback positivo dos participantes que se mostraram sensibilizados acerca do tema. Resultado: Ao longo da implementação do Arco de Maguerez, os estudantes demonstraram motivação por serem protagonistas de seu aprendizado. Como a docente atuou moderando as discussões para vincular a teoria à prática, eles escolheram seu objeto de estudo e, por meio do raciocínio crítico, estabeleceram os objetivos de investigação, contribuindo assim para uma aprendizagem significativa. Conclusão: Centrada no estudante, a metodologia utilizada promoveu um melhor aprendizado. Contribuição para enfermagem: Ao estimular que o conhecimento emane da realidade observada, a MP estimula a formação do profissional crítico-reflexivo. Palavras-chave: educação em enfermagem, saúde da criança, enfermagem. Referência: MELO, M.C.; BOECKMANN, L.M.M.; COSTA, A.R.C., et al. Aprendizagem baseada na problematização: utilizando o arco de Maguerez na graduação de enfermagem. Revista Eletrônica Gestão & Saúde. Vol.7, N°. 1, Ano 216 p.247-59. Disponível em: . Acesso em: 26/8/216. Eixo temático: EIXO II – Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem