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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 230

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230

PROGRAMAS DE MONITORIA E O DESPERTAR PARA A PRÁTICA DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Naraiane Fermino () ; Julia Rossetto Marquetti (Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC) ; Rosana Amora Ascari (Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC)

Resumo:
Introdução: O Projeto Político Pedagógico (PPC) do curso de enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) contempla a disciplina de Anatomia Humana nos dois primeiros semestres do curso. Tal disciplina é fundamental e serve de base para o desenvolvimento das práticas de enfermagem. Torna-se importante também o papel do monitor no processo de ensino-aprendizagem. Objetivos: Relatar a experiência vivenciada por uma acadêmica do curso de graduação em enfermagem da UDESC como monitora da disciplina de Anatomia Humana. Descrição Metodológica: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciada no período de março de 215 a julho de 216. Resultados: As atividades como monitora fomentaram meu interesse pela prática docente, guiada pelo aprimoramento de conhecimentos relacionados aos conteúdos e o desenvolvimento da prática de monitoria me forneceu maior segurança e desempenho acerca dos conteúdos. A autoconfiança adquirida ao longo das atividades me proporcionou uma boa relação com os acadêmicos, que se sentiam a vontade para usufruir da monitoria para esclarecer dúvidas e minimizar angústias sobre os conteúdos e até mesmo ao curso que escolheram. Conclusão: Os programas de monitoria são de grande valia para que o acadêmico se descubra, ou não, como possível docente após sua formação, evitando assim, que, no futuro, possa tornar-se um profissional descontente com a carreira escolhida. Contribuições/ Implicações para Enfermagem: Os programas de monitoria oferecem crescimento para o curso de enfermagem na melhora da construção do processo ensino-aprendizagem a partir da troca de saberes e experiências, consequentemente refletindo em futuros profissionais interessados com o continua busca de conhecimento. Descritores: Enfermagem. Ensino. Monitoria. EIXO II – Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem.