Pôster
226 | PERFIL DOS INTEGRANTES DOS GRUPOS DE PESQUISA EM ENFERMAGEM NO BRASIL | Autores: Caroline Cechinel Peiter () ; Gabriela Marcellino de Melo Lanzoni
; Alacoque Lorenzini Erdmann |
Resumo: INTRODUÇÃO: A pesquisa científica em Enfermagem objetiva produzir e aperfeiçoar saberes, levando à qualificação da assistência. A partir da caracterização do cenário científico na área da Enfermagem, é possível elaborar estratégias para fortalecimento da profissão como ciência. Este estudo teve por objetivo caracterizar os integrantes dos grupos de pesquisa em enfermagem no Brasil. METODOLODIA: Trata-se de um estudo documental, a partir do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil. A coleta de dados aconteceu em abril de 216, a partir do termo de busca “Enfermagem”. Foram selecionados grupos que indicavam a Enfermagem como área de abrangência, totalizando 617 grupos. Os dados foram organizados em uma planilha do Excel para posterior análise. RESULTADOS: Quanto à formação acadêmica dos pesquisadores, 64% são doutores, 26% mestres, 6% especialistas, 2% estudantes e 2% outros. 32% dos estudantes são alunos de graduação, 14% são estudantes de doutorado, 12% de mestrado, 6% de especialização. e 37% não são identificados, dificultando a análise sobre as reais proporções de estudantes dos diferentes níveis. A análise revelou que 27 (4%) GP não contam com estudantes em sua formação, e 134 (22%) grupos não contam com alunos de graduação. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Embora a formação acadêmica dos pesquisadores seja favorável, a presença de estudantes no cenário de pesquisa ainda é fragilizada. Além da presença insuficiente de estudantes identificada nos grupos de pesquisa, em especial alunos de graduação, a frágil alimentação dos dados no sistema dificulta a análise do cenário, e inibe a elaboração de estratégias para superação da problemática. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: O encorajamento da participação de estudantes nos grupos de pesquisa se justifica pela importância da integração ensino/pesquisa, ferramenta de incentivo à formação de novos mestres e doutores e desenvolvimento do cenário científico da enfermagem. |