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224 | A UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM COMUNIDADE ATRAVÉS DO PROJETO DE EXTENSÃO VOLTADO PARA A ATENÇÃO A SAÚDE DAS MULHERES | Autores: Camilla Ribeiro Freitas da Silva () ; Tania Maria de Almeida Silva (Faculdade de Enfermagem UERJ) ; Ricardo José Oliveira Mouta (Faculdade de Enfermagem UERJ) ; Ingrid Mattos Medeiros (Faculdade de Enfermagem UERJ) ; Bruna de Paula Pereira (Faculdade de Enfermagem UERJ) ; Vanessa da Silva Souza (Faculdade de Enfermagem UERJ) |
Resumo: Introdução: A compreensão em cada espaço social requer flexibilidade para adequar as atividades educativas à realidade local, respeitando crenças e costumes. Esse envolvimento com diferentes grupos populacionais requerem competências técnicas e científicas para o alcance desse propósito. O desenvolvimento das competências necessárias à sua atuação deve ser incentivado na Academia, a qual tem como instrumento potencializador desse processo, a Extensão Universitária. Objetivo: Relatar a experiência do Projeto de Extensão Consulta Coletiva: uma proposta de atenção à saúde da mulher com a utilização de práticas educativas voltadas a atenção a saúde das mulheres em uma comunidade do município do Rio de janeiro. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo acerca de um relato de experiência na qual buscamos pontuar as práticas educativas voltadas para a atenção a saúde da mulher. Resultados: A equipe do projeto de extensão experimentou o desafio de promover reflexões acerca do processo saúde-doença às mulheres do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Cultural Ilê Axé Ya Manjele (IDEAS), situado no bairro de Água Santa-RJ, demandando novas práticas educativas para o atendimento de mulheres que estavam afastadas dos serviços de saúde. As mulheres que frequentam o Centro Comunitário vinculado ao IDEAS estão habituadas a tratar de seus distúrbios de saúde com práticas terapêuticas de matriz africana. Assim, a cada quinzena passamos a nos reunir para o desenvolvimento de atividades pautadas em fundamentos teórico-metodológicos que tem por base a metodologia de práticas educativas inspirada na pedagogia crítica de Paulo Freire e demais autores que discutem as ações educativas em saúde na perspectiva da construção compartilhada do conhecimento. Conclusão: Concluímos que esta experiência de utilizar as práticas educativas em comunidade proporcionou um ambiente de aprendizado principalmente na promoção em saúde, bem como evidenciou o potencial que os trabalhos em grupo possuem para o enfrentamento de problemas e mobilização comunitária.
Referências: Ministério da Saúde (BR). Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher: Princípios e Diretrizes. Brasília: Ministério da Saúde; 24.
Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Educação Superior Públicas Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: [editor desconhecido]; 212.
Pereira ALF. As tendências pedagógicas e a prática educativa nas ciências da saúde. Cad Saude Publica. [periódico on-line]. 23 set/out; [citado 211 maio 17]; 19 (5): [aprox.8 telas]. Disponível em:http:// www.scielo.br/scielo
Freire, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 23ª edição. São
Paulo: Paz e Terra, 22.
Acioli, S.. A Prática Educativa como expressão do cuidado em saúde pública. Rev Bras Enferm, Brasília 28 jan-fev; 61(1): 117-21.
Descritores: Enfermagem; Ensino; Extensão. |