Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 223

Pôster


223

SATISFAÇÃO DOS PROFESSORES QUANTO A UTILIZAÇÃO DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA NA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

Autores:
Ariadne da Silva Fonseca () ; Fabiana dos Reis (Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo) ; Fernanda Farias Pando (Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo) ; Vinicius Soares Guilherme (Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo) ; Catarina Terumi Abe Mendonça (Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo) ; Gisele Cristina Gentil (COREn - SP)

Resumo:
Introdução: Instituições de ensino, objetivando aprimorar os conhecimentos e melhorar a qualidade do aprendizado, tem adotado uma postura inovadora no processo ensino-aprendizagem, acrescentando metodologias ativas como o uso da simulação, reproduzindo cenários e situações do cotidiano. Objetivo: Este estudo tem como objetivo relatar a satisfação dos professores quanto à utilização da simulação realística na capacitação profissional. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo quantitativo realizado em um centro de simulação de um hospital privado no município de São Paulo, no mês de agosto. Os participantes foram professores de curso técnico em enfermagem, que realizaram as inscrições por interesse próprio. Resultados: Participaram do curso 29 enfermeiros, sendo que: 95% avaliaram o curso como excelente, 75% ótimo no processo de inscrição, 93% recomendaria o curso, 1% salientaram que o treinamento contribui no seu aprimoramento profissional e 1% consideraram ótimas as instalações do centro de simulação. Considerações Finais: Pode-se observar que em virtude da proximidade com a realidade, os professores demonstraram interesse e envolvimento na aula, o que reforça a importância da simulação no processo ensino-aprendizagem. Descritores: Aprendizagem, Educação Continuada, Simulação