Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 213

COMUNICAÇÃO COORDENADA / PRÊMIO


213

SABERES NECESSÁRIOS À FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA INFANTIL

Autores:
Emiko Yoshikawa Egry () ; Luciane Régio Martins (Escola de Enfermagem da USP) ; Maíra Rosa Apostólico (Universidade de Guarulhos)

Resumo:
Introdução: O enfrentamento da violência contra a criança na Atenção Primária em Saúde (APS) requer saberes específicos Objetivo: Identificar os saberes necessários à formação e qualificação profissional para cuidar das crianças vítimas de violência doméstica. Método: Estudo exploratório e descritivo de abordagem qualitativa. O referencial teórico e metodológico adotado foi a Teoria da Intervenção Práxica da Enfermagem em Saúde Coletiva (TIPESC). Analisou-se 41 entrevistas com profissionais da APS. As categorias de análise foram as dimensões dos saberes: saber-saber, saber-fazer, saber-ser ético-profissional. Resultados: Os profissionais percebem que o tema está ligado a: raízes da violência; natureza complexa da violência infantil; formação e educação permanente e sentimentos que afloram. Na dimensão Saber-saber destacaram-se: concepções sobre família; violência de gênero e transgeracional; e formas de enfrentamento da violência. Na dimensão do Saber-fazer: acolhimento; a interpretação das notificações; a construção de fluxos de trabalho e protocolos; a construção de redes intersetoriais; o reconhecimento da dinâmica familiar; prevenção e promoção da Saúde e a construção de Projeto Terapêutico Singular. Na dimensão do Saber-ser ético-profissional: sensibilização do olhar; vínculos; integralidade, autonomia, comprometimento e responsabilidade; enfrentamento das resistências e pré-julgamentos morais; atitude pró-enfrentamento. Conclusões: o estudo permitiu a identificação de diversos saberes – da ordem do conhecimento, das atitudes e das habilidades. Entretanto, os profissionais sentem-se fragilizados, necessitam de apoio de gestão, políticas públicas e estratégias de qualificação. A APS ainda não está instrumentalizada e os saberes identificados poderão ser aprendidos em processos de construção do enfrentamento da violência infantil. Palavras-chaves: Criança, Violência Doméstica, Atenção Primária em Saúde Apostólico MR, Nobrega CR, Guedes RN, Fonseca RMGS, Egry EY. Características da violência contra a criança em uma capital brasileira. Rev Latino-Am Enferm. [online]. 212; 2(2):266-73. Egry EY. Saúde Coletiva: construindo um novo método em enfermagem. São Paulo: Ícone; 1996. Martins LR, Egry EY, Apostólico MR. Consideraciones acerca de la importancia del estudio de saberes necesarios para el afrontamiento de la violencia infantil en la atención primaria de salud. Revista de Investigaciones Unad, v15, p. 1-13, 216.