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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 206

Pôster


206

MONITORIA EM FUNDAMENTAÇÃO DO PROCESSO DO CUIDAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Daniela Basilio dos Santos () ; Weldson Ferreira Abreu (Centro Universitário Euro Americano – UNIEURO) ; Cristiane Feitosa Salviano (Centro Universitário Euro Americano – UNIEURO) ; Andréia Guedes Oliva Fernandes (Centro Universitário Euro Americano – UNIEURO)

Resumo:
Introdução: A monitoria constitui-se numa atividade de apoio pedagógico que possibilita o aprofundamento do conteúdo teórico e o desenvolvimento de habilidades técnicas relevantes para o aperfeiçoamento acadêmico(1). A experiência oportuniza a formação nas áreas de ensino, pesquisa e extensão (2). Objetivo: relatar a experiência vivenciada durante a monitoria da disciplina de Fundamentação do Processo do Cuidar. Descrição metodológica: estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado a partir da experiência dos acadêmicos durante as atividades de monitoria no respectivo componente curricular, em uma Instituição de Ensino Superior, na cidade de Brasília/DF/Brasil, no período de fevereiro a junho de 216. Resultados: Durante o semestre foram programadas 9 práticas para um total de 54 discentes, sendo observado que dos encontros previstos o com maior frequência incluiu a temática de administração de medicamentos 19 (35,1%), sendo evidenciado o interesse e curiosidade pelos procedimentos mais invasivos e tecnicistas. A vivência da monitoria oportunizou conhecer o processo de ensino-aprendizagem sob o olhar da docência, ampliar o conhecimento teórico/prático e reconhecer a importância do planejamento, criatividade e liderança neste processo. Conclusões: a monitoria representa uma atividade relevante para o crescimento pessoal/profissional e permite a vivência do processo de ensino-aprendizagem sob o olhar da docência. Contribuições/Implicações para a enfermagem: a atividade da monitoria permite aprimorar conhecimentos relevantes na formação e produção do conhecimento para a enfermagem. Descritores: enfermagem; ensino; monitoria EIXO II – Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem. Referências: 1. Haag GS, Kolling V, Silva E, Melo SCB, Pinheiro M. Contribuições da monitoria no processo ensino-aprendizagem em enfermagem. Rev Bras Enferm [Internet]. Associação Brasileira de Enfermagem; 28 Abr;61(2):215–2. 2. Carvalho I da S, Neto AV de L, Segundo F das CF, Carvalho GRP de, Nunes VM de A. Monitoria em semiologia e semiotécnica para a enfermagem: um relato de experiência. Rev Enferm da UFSM. 212;2(2):464–71.