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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 202

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202

REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: ESTRATÉGIA PARA QUALIFICAR O SUS

Autores:
André Lucas Maffissoni () ; Mariana Sbeghen Menegatti (Universidade do Estado de Santa Catarina) ; Franciely Daiana Engel (Universidade do Estado de Santa Catarina) ; Carine Vendruscolo (Universidade do Estado de Santa Catarina)

Resumo:
Introdução: As Redes de Atenção à Saúde (RAS) são definidas como um arranjo de ações e serviços que buscam, sobretudo, a integralidade da assistência ofertada pelo Sistema único de Saúde (SUS)1. As Redes contam com a Atenção Primária à Saúde (APS) como ordenadora dos encaminhamentos nesse arranjo. Objetivo: Analisar a impressão de estudantes de Enfermagem sobre a abordagem das RAS durante o processo de formação. Descrição Metodológica: Pesquisa qualitativa, realizada por meio de entrevistas com 15 discentes de duas Universidades do Oeste do Estado de Santa Catarina. Resultados: Os estudantes percebem esse arranjo como um inovador modelo de atenção à saúde. Compreendem as RAS como dispositivo para que a APS se aprimore, em relação aos princípios da integralidade e da resolubilidade. Nessa perspectiva, se identificam como protagonistas do processo de aprendizagem e, assim, salientam a importância de o egresso de Enfermagem se integrar ao cotidiano do SUS, compreendendo a operacionalização das Redes. O conteúdo é de notável relevância e deveria ser abordado desde o início da graduação. Conclusão: Vivenciar e compreender o contexto das RAS nos processos formativos dos cursos de enfermagem pode contribuir com a qualificação do SUS, principalmente em relação à atenção integral à saúde. Ao integrar essa Rede, como estudante, ele está imbricado na mudança de modelo de atenção, pois vivencia e compreende o contexto do SUS. Implicação para a Enfermagem: Aproximar os estudantes de enfermagem do universo das RAS é indispensável para qualificar a APS e também para direcionar a graduação em enfermagem aos princípios e diretrizes do SUS. Palavras-chave: Educação em Enfermagem; Sistema Único de Saúde; Atenção Primária à Saúde. Eixo II - Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem. REFERÊNCIAS 1. Mendes EV. As redes de atenção à saúde. Rev méd Minas Gerais. 28; 18(4):3-11. 28.