Pôster
200 | MEMÓRIA DA NEFROLOGIA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ESTADO DO RIO DE JANEIRO | Autores: Maria Lelita Xavier () ; Natália Guedes Pereira (Faculdade de Enfermagem da UERJ) ; Andressa Theodoro Marques (Faculdade de Enfermagem da UERJ) ; Maritza Consuelo Ortiz Sanchez (Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense.) ; Maria Regina Araujo Reicherte Pimentel (Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense.) |
Resumo: Introdução: Esta pesquisa é parte das atividades do Projeto de Extensão da Enfermagem que tem por tema a história documental e promove a integração ensino-serviço entre a Faculdade de Enfermagem e o Hospital Universitário Pedro Ernesto ambos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Objetivo: Identificar documentos de e sobre a unidade de nefrologia. Método: Estudo exploratório, quantitativo que utiliza a pesquisa documental. Realizado na unidade de nefrologia, criada em 1951 nas dependências do HUPE, com a Seção de Rim e Eletrólitos e que, no decorrer do seu funcionamento, foi incorporando tecnologias como a diálise peritoneal, a hemodiálise e a biópsia renal, além de transplante renal. Utilizou-se como fontes primárias documentos escritos do setor em estudo. Resultados parciais: foram identificados 61 livros de ordens e ocorrências (1994-216); seis tipos de equipamentos antigos: um BirdMark7, 2 equipamentos para biópsia, seis esfigmomanômetros, um microscópio, três glicosímetros e 25 fitas utilizáveis no aparelho, e dois maquinários de hemodiálise, que foram fotografados e digitalizados. Conclusão: O projeto de extensão em sua primeira fase resgatou parte dos documentos e equipamentos da unidade de nefrologia para reconstruir a sua história. Contribuições para a enfermagem: Produção de fontes documentais que pode promover a interdisciplinaridade entre as diversas áreas, ao se valerem de seu acervo como fonte de informação e conhecimento; ou seja, permitirá aos pesquisadores e discentes conhecerem e utilizarem estas fontes que os instiguem a pensar, conhecer, saber e (re)construir novas histórias.
Referências: Silva SA; Porto F; Silva FVC. O silêncio sobre a enfermagem em um dos primeiros transplantes renais (1968): ditadura do momento. R. Enf. UERJ, 27;15(3): 364-9.
Palavras-chave: história da enfermagem, documentos, nefrologia. |