Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 192

Pôster


192

Consultório na rua: isso é real? Relato experiência sensibilização de servidores da saúde

Autores:
Melina Mafra Toledo () ; Josenaide Engracia dos Santos (Universidade de Brasília)

Resumo:
Introdução: O objeto desse relato consiste na experiência de implantação da atenção à saúde da população em situação de rua (poprua) em uma localidade do Distrito Federal, com servidores da atenção primária da secretaria de saúde no ano de 214. Objetivo: Sensibilizar e orientar os trabalhadores da atenção primária, quanto aos princípios e premissas norteadores do trabalho do consultório na rua. Metodologia: No intuito de favorecer o processo de aprendizagem crítico-reflexivo utilizou-se como metodologia ativa a discussão de casos reais. As estratégias pedagógicas consistiram em exposição dialogada, com auxílio de recursos audiovisuais, dividida em três momentos: a) apresentação da equipe e o propósito da aproximação, b) brainstorm palavras que os recordassem o termo “população de rua”, e c) apresentação audiovisual sobre o trabalho do consultório e o vídeo institucional do Ministério da Saúde “A rua não é um mundo fora do nosso mundo”. Resultados : Foram sensibilizados 122 servidores com variadas formações profissionais. Termos pejorativos relacionados ao imaginário e senso comum evidenciando um estigma relacionado ao termo “de rua” o que remete a representações sociais associadas à marginalidade, à criminalidade, a ignorância e ao uso de álcool e outras drogas. A estratégia da redução de danos era desconhecida por muitos e trouxe a tona questões de cunho político e religioso no intercâmbio. Contribuições: Entender o trabalho em rede para além da simples reunião de serviços que integram um território, implica uma nova forma de conceber e praticar o cuidado. A Enfermagem ao exercer a dimensão política do fazer profissional, pode contribuir para espaços de vocalização destes sujeitos e retirá-los da condição de invisibilidade, negociar intra/extra instituição intervenções pautadas em realidades vividas por esses sujeitos.