Pôster
191 | Estratégia de qualificação do processo de trabalho e registro dos procedimentos de Centros de Atenção Psicossocial | Autores: Nathália dos Santos Silva () ; Nayana Cristina Souza Camargo (Universidade Federal de Goiás) ; Elizabeth Esperidião (Universidade Federal de Goiás) ; Ana Lúcia Queiroz Bezerra (Universidade Federal de Goiás) ; Alexandra Lenina Falcão Moreno Acelo Nardini (Universidade Federal de Goiás) |
Resumo: No contexto da avaliação em saúde mental, torna-se imprescindível que as ações nos CAPS sejam monitoradas e evidenciadas para sustentar a superioridade dessa proposta assistencial. Entretanto, destaca-se a limitação e ausência de indicadores qualitativos e quantitativos que possibilitem mensurar o alcance das metas psicossociais estipuladas pelas equipes e serviços. Esta avaliação só será possível a partir da existência de dados passíveis de serem transformados em informações. Objetivo: apresentar método de qualificação do processo de trabalho e registro dos procedimentos de CAPS. Método: Trata-se de uma pesquisa metodológica, participativa e de natureza qualitativa desenvolvida em seis CAPS do Estado de Goiás. Participaram do estudo profissionais dos CAPS. Os dados foram coletados em 216 , utilizando o referencial de Educação Permanente em Saúde (EPS), por meio de oficinas grupais e gravados em áudio e submetidos à análise temática de conteúdo, com o auxílio do ATLAS.ti 6.2 (SILVA, 212). Foram utilizados os conceitos dos procedimentos de CAPS estabelecidos na Portaria MS nº 854/212. Resultados: os profissionais conseguiram reconhecer as ações desenvolvidas no CAPS e relacioná-las com as atividades descritas na portaria, perceber que muitas ações previstas na portaria não são desenvolvidas no CAPS e reconhecer a importância do registro das ações para avaliação. Conclusão: A utilização da estratégia de EPS, com o fomento da descrição dos procedimentos de CAPS descritos em portaria, pode contribuir com a qualificação e registro das ações desenvolvidas pelos profissionais dos CAPS.
Referências:
Portaria nº 854, de 22 de agosto de 212. Altera a Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do Sistema Único de Saúde (212).
Merhy Emerson Elias. O desafio que a educação permanente tem em si: a pedagogia da implicação. Interface (Botucatu). 25; 9 (16): 172-174. |