Pôster
188 | História da Formação da Enfermagem em Educação Profissional na UFRN | Autores: Cleide Oliveira Gomes () ; Sheyla Gomes Pereira de Almeida (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) ; Gilvania Magda Luz de Aquino (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) ; Edilene Rodrigues da Silva (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) ; Francisca Idanésia da Silva (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) ; Anna Katyanne Arruda Silva E Souza (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) |
Resumo: INTRODUÇÃO: A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ESUFRN) atua há 6 anos com a qualificação de trabalhadores na atenção à saúde. OBJETIVO: Relatar experiência da ESUFRN na formação da Enfermagem. DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: Estudo descritivo, tipo relato de experiência tomando como base documentos e publicações institucionais. RESULTADOS: Ofertando curso de auxiliares de enfermagem desde 1955, hoje configura-se como Unidade acadêmica especializada, oferecendo diversos cursos técnicos, sobretudo, técnico em enfermagem, especializações técnicas e cursos lato sensu na área. Foi reconhecida em 196. Passou a ser referência no ensino, formando auxiliares e técnicos de enfermagem. A partir da LDB/1996 que estabelece a Educação Profissional, a Escola foi reestruturada, experienciando autonomia didática e administrativa. CONCLUSÃO: No período de 1957 a 29 a Escola ofereceu apenas cursos na área de Enfermagem, ampliando a oferta de cursos, com a participação em programas como PRONERA, PROFAE e PRONATEC. Enfrentou crises passando por dificuldades, incertezas, construção e reconstrução do seu fazer pedagógico, mas cotidianamente exerce seu papel de inclusão social na formação de profissionais cidadãos, tendo formado desde a sua criação 159 auxiliares de enfermagem, 2293 técnicos em enfermagem, qualificando 188 profissionais através de especializações técnicas e cursos lato sensu em enfermagem. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: No contexto atual de mudanças no trabalho e educação, a Escola amplia seu campo de ação, inovando suas atividades didáticas, pedagógicas e administrativas, buscando o exercício da cidadania e a consolidação do SUS.
DESCRITORES: Educação em Enfermagem. Atenção à Saúde. Qualificação Profissional.
EIXO II – Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem.
REFERÊNCIAS
Gomes CO, Silva ER, Silva FI, Liberalino FN, Aquino GML, Germano RM, Alencar RCG, Timoteo RPS. Do Sonho à realidade: 5 anos da Escola de Enfermagem de Natal. Natal: EDUFRN; 26.
Pereira IB, Ramos MN. Educação profissional em saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz; 26. |