Pôster
183 | AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE ENFERMAGEM | Autores: Gerlane Cristinne Bertino Véras () ; Dailon de Araújo Alves (Mestrando da Universidade Regional do Cariri) ; Jayana Castelo Branco Cavalcante de Meneses (Mestrando da Universidade Regional do Cariri) ; Evanira Rodrigues Maia (Docente da Universidade Regional do Cariri) ; Maria de Fátima Antero Sousa Machado (Docente da Universidade Regional do Cariri) ; Maria do Socorro Vieira Lopes (Docente da Universidade Regional do Cariri) |
Resumo: O enfermeiro em formação deve ser inserido em um processo de ensino-aprendizagem dinâmico e influenciado pelo contexto social, político e econômico da sociedade1. Sendo baseada em competências, que segundo Perrenoud2, é a capacidade de atuar de forma eficaz em situações diversas, indo além dos conhecimentos adquiridos. A Lei de Diretrizes Curriculares Nacionais da Enfermagem traça um perfil generalista, humanista, crítico e reflexivo, tendo como base o rigor científico, intelectual e ético3. O objetivo deste estudo foi examinar se a construção do desenho curricular está baseada na educação por competência. Estudo descritivo com abordagem qualitativa utilizando um instrumento de observação didático-pedagógico construído pelos docentes da disciplina de Metodologia do Ensino Superior do Curso de Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri em junho de 216. Foram analisados os planos de ensino da disciplina de estágio supervisionado em Saúde Coletiva do curso de Graduação em Enfermagem de quatro instituições da região Metropolitana do Cariri. Os planos de ensino analisados dão ênfase apenas aos conteúdos. A incorporação de um currículo baseado em competências permite preparar o profissional em formação para um mercado de trabalho que exige um profissional voltado à realidade social, com olhar crítico, dinâmico e criativo, sendo de extrema importância para a consolidação da Enfermagem como ciência.
1 Rodrigues CCFM, Carvalho DPSRP, Salvador PTCO, Medeiros SM, Menezes RMP, Ferreira Júnior MA et al. Ensino inovador de enfermagem a partir da perspectiva das epistemologias do Sul. Esc Anna Nery. 216 Abr-Jun; 2(2):384-389.
2 Perrenoud P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
3 Brasil. Conselho Nacional de Educação. Resolução n. 3, 7 nov 21. Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Enfermagem. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União 9 nov 21. |