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171 | Processo de Enfermagem nas atividades de estágio de enfermagem | Autores: Elisângela Pereira Lima () ; Isaac Rosa Marques (Universidade de Santo Amaro) |
Resumo: Introdução: O Processo de Enfermagem (PE) constitui os fundamentos que embasam a prática da enfermagem (1). Esse processo de ensino-aprendizagem sobre o PE deve ser consolidado durante a graduação para que o profissional não encontre dificuldades de aplicá-lo na prática profissional (2). Objetivos: identificar como é praticado o PE nos estágios e identificar fatores facilitadores e dificultadores de sua realização. Método: Pesquisa observacional transversal com 55 alunos de um curso de enfermagem de uma universidade da cidade de São Paulo. Foi utilizado um questionário com 11 questões que abordaram o conhecimento e a realização do PE. Resultados: Embora os resultados tenham sido favoráveis no teste teórico, os alunos referem dificuldades para a realização da atividade nos estágios. A realização da atividade depende do semestre de estudos, da disciplina correspondente ao estágio e idade do aluno. Alunos do 7º semestre foram os que realizam a atividade com maior frequência. Os estágios relacionados à disciplina de Saúde da Criança são os que têm maior frequência de realização do PE. Alunos mais jovens tendem a realizar a atividade com maior frequência. A maior dificuldade apontada para não realizar o PE foi a auto referida deficiência teórica, principalmente no que se refere à fase Diagnóstica, enquanto que o fator facilitador mais citado é o suporte oferecido pelos professores dos ciclos da prática. Conclusões: Com estudo foi possível verificar que, embora seja oferecido conteúdo teórico sobre o PE, há necessidade de reforço desses conteúdos durante a realização dos estágios.
Referências:
1. Hermida PMV. Desvelando a implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem. Rev. Bras. Enferm. 24; 57(6): 733-7.
2. Dell´Acqua MCQ, Miyadahira AMK. Ensino do processo de enfermagem nas escolas de graduação em enfermagem no Estado de São Paulo. Rev. Latino-am Enfermagem. 22 mar-abr; 1(2): 185-91. |