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170 | SIMULAÇÃO EM SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA EM ENFERMAGEM: ESTRATÉGIA DE ENSINO | Autores: Keila Rezes de Bairros () ; Nádia Lisieski (Universidade Regional de Blumenau) ; Priscila Ponticelli (Universidade Regional de Blumenau) ; Taise Carine Floriani (Universidade Regional de Blumenau) |
Resumo: Sistematização da Assistência de enfermagem – SAE, é uma atribuição exclusiva do profissional enfermeiro, sendo composta por cinto etapas: histórico, diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação de enfermagem¹. Objetivou-se apresentar um relato de experiência da estratégia metodológica de simulação em uma oficina sobre SAE com acadêmicos e enfermeiros. Trata-se de um relato de experiência de docentes/acadêmicos de uma oficina sobre SAE, na Universidade Regional de Blumenau em maio de 216. A oficina aconteceu com uma carga horária de três horas. Configuraram-se como sujeitos deste estudo, acadêmicos e enfermeiros que participaram desta oficina, totalizando vinte pessoas. Na estruturação do estudo, realizou-se a leitura e análise de todas as atividades desenvolvidas na oficina. No laboratório de enfermagem primeiramente promoveu-se uma aula dialogada para introduzir a temática. O cenário para simulação foi planejado pelos docentes, sendo que três alunas permaneceram em leitos, com dispositivos, simulando sinais e sintomas comuns de infarto agudo do miocárdio, cetoacidose diabética e acidente vascular cerebral. Os participantes foram divididos em pequenos grupos, onde foram passadas as informações necessárias sobre os quadros clínicos representados e em seguida realizaram a SAE. Ao final da simulação com o grande grupo compartilhou-se as conformidades e inconformidades de cada grupo. Conclui-se que a simulação insere os participantes mais próximos da realidade, promovendo a relação da teoria com a prática. À enfermagem a estratégia abordada contribui para o desenvolvimento do raciocínio clinico, tomada de decisão, liderança, trabalho em equipe e comunicação no processo de ensino e aprendizado.
Descritores: Enfermagem. Assistência. Ensino.
Eixo II – Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem
Referência:
1 GARCEZ, Regina Machado; et al. Diagnóstico de enfermagem da NANDA: definições e classificação 212 – 214/NANDA International. Porto Alegre: Artmed, 213
1 Acadêmica, décimo semestre do curso de enfermagem, Universidade Regional de Blumenau, autora e relatora do trabalho. (keila.bairros@hotmail.com)
2 MSc pela Universidade do Médio Vale do Itajaí, professora do curso de enfermagem na FURB, orientadora do relato de experiência.
3 Acadêmica, décimo semestre do curso de enfermagem, Universidade Regional de Blumenau, autora do trabalho.
4 Acadêmica, décimo semestre do curso de enfermagem, Universidade Regional de Blumenau, autora do trabalho. |