Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 160

Pôster


160

EDUCAÇÃO EM SAÚDE: ESTRATÉGIA REALIZADA POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM PARA PREVENÇÃO DE FATORES DE RISCO CARDIOVASCULARES EM ADOLESCENTES ESCOLARES

Autores:
Rafaela Ramos Dantas () ; Priscilla Yevelin Barros de Melo (Universidade Estadual da Paraíba) ; Danielle Franklin de Carvalho (Universidade Estadual da Paraíba) ; Carla Campos Muniz Medeiros (Universidade Estadual da Paraíba)

Resumo:
Introdução: Atualmente, as doenças cardiovasculares (DCV) têm se configurado como uma das principais causas de morbidade e mortalidade no mundo¹.Objetivo Geral: Desenvolver ações educativas acerca das doenças cardiovasculares e seus principais fatores de risco. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência qualitativo, de um projeto de extensão entre agosto de 212 - Julho de 213. As ações educativas foram desenvolvidas com escolares da rede estadual de Campina Grande – PB, por acadêmicos de enfermagem. Foi abordado semanalmente um tema por mês, relacionados a DCV e seus fatores de risco, com palestras dinamizadas, Datashow, jogos educativos, momentos recreativos com brincadeiras estimulantes à atividade física, houve debates entre os escolares, como também oficinas sobre como se alimentar de forma saudável. Resultados: Foram realizadas 18 ações com aproximadamente 25 escolares, tendo como principais temas: Fatores de risco cardiovascular, Alimentação saudável e Atividade física. A partir dessas atividades de educação em saúde, foi possível fornecer informações completas aos escolares acerca das doenças cardiovasculares e seus fatores de risco. Conclusões: A partir dessas ações, os acadêmicos de enfermagem perceberam a participação ativa e adesão dos escolares por meio da estratégia em educação em saúde. Foi possível observar que essas práticas estimularam a assiduidade nas aulas de atividade física promovida pela escola. Contribuições/Implicações para enfermagem: A relevância da prevenção primária na melhoria da qualidade de vida e prevenção de doenças, exige da enfermagem um papel decisivo na promoção de hábitos saudáveis através da educação em saúde. Além disso, a experiência inicial de um acadêmico, permite uma prática melhor quando iniciar sua vida profissional. Referencias: World Health Organization (WHO). Preventing and managing the global epidemic. Geneve: WHO; 2.