Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 159

Pôster


159

PRESSÃO ARTERIAL E ESTADO NUTRICIONAL: ASSOCIAÇÃO DE FATORES DE RISCO PARA DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM ADOLESCENTES ESCOLARES

Autores:
Rafaela Ramos Dantas () ; Priscilla Yevellin Barros de Melo (Universidade Estadual da Paraíba) ; Millena Cavalcante Ramalho (Universidade Estadual da Paraíba) ; Danielle Franklin de Carvalho (Universidade Estadual da Paraíba) ; Carla Campos Muniz Medeiros (Universidade Estadual da Paraíba)

Resumo:
Introdução: Estudos epidemiológicos apontam prevalência mundial de hipertensão arterial em torno de 3% a 11% e a sua associação com a obesidade¹. O adolescente obeso apresenta níveis pressóricos elevados devido à sobrecarga do músculo cardíaco, desencadeando alterações morfológicas². Objetivo: Verificar a associação entre a pressão arterial e estado nutricional em adolescentes escolares da rede pública de Campina Grande-PB. Metodologia: Estudo transversal, quantitativo, desenvolvido entre setembro de 212 a junho de 213, a amostra foi composta por 54 adolescentes escolares entre 15-19 anos. A antropometria foi realizada em duplicata, e triplicata para a pressão arterial, utilizou-se a média entre as medidas obtidas. Foi realizado estudo descritivo da população estudada e comparada as médias das variáveis antropométricas e de PA de acordo com o sexo através do teste t-student. A análise estatística foi realizada através do programa SPSS versão 22. e adotou-se um nível de significância de 5%. Resultados: Dos adolescentes, 66,9% eram do sexo feminino. A pressão arterial elevada foi detectada em 2% dessa população e 18,5% tinham obesidade ou sobrepeso. A pressão arterial e estado nutricional apresentaram associação estatística. Conclusões: A prevalência de dois fatores de risco (obesidade/sobrepeso e/ou PA elevada) para a doença cardiovascular foi elevada na população estudada. Contribuições/Implicações para Enfermagem: A enfermagem tem um importante papel na atuação da prevenção primária, o conhecimento prévio de fatores de riscos precocemente, oportuniza uma prevenção específica e a adoção na prática, das políticas públicas de saúde. Referencias: 1. Falkner, B. Hypertension in children and adolescents: epidemiology and natural history. Ped nefro 21, Jul; 27(7):1219-1224. 2. Iampolsky, MN, Souza, FISD, Sarni, ROS. Influência do índice de massa corporal e da circunferência abdominal na pressão arterial sistêmica de crianças. Rev Paul Ped 21, Ago; 28(2):181-187.