Pôster
153 | DIFICULDADES NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NA ATUALIDADE: REVISÃO SISTEMÁTICA | Autores: Jussara Santos Lisboa () ; Marli da Silva (Centro Universitário Anhanguera de São Paulo) ; Jaqueline dos Santos Viana (Centro Universitário Anhanguera de São Paulo) ; Paulo Batista Rocha (Centro Universitário Anhanguera de São Paulo) |
Resumo: Introdução: Na atualidade há uma desmotivação de alunos e docentes dos cursos de graduação em enfermagem muitas vezes gerados por matrizes curriculares desatualizadas, falta de apoio das instituições de ensino e bibliografia desatualizada. Objetivo: apresentar a perspectiva multidimensional da problemática do processo ensino-aprendizagem da graduação em enfermagem, observando instituição, docentes e discentes em sua teoria e prática. Método: é um estudo descritivo de revisão sistemática da literatura sobre as dificuldades no processo ensino-aprendizagem apresentados no curso de graduação em enfermagem na atualidade. Resultados e Discussão: A busca gerou 26 estudos, os selecionados foram classificados em três categorias, sendo: Aprendizado de Enfermagem, Alunos de Enfermagem e Dificuldade na aprendizagem de enfermagem. Alinhar o ensino da enfermagem com os novos conceitos de ensino-aprendizagem é a maneira mais assertiva de promover o envolvimento do aluno com sua profissão e as próprias práticas educacionais. O alinhamento professor-aluno em uma transmissão horizontal de conhecimento pode tornar mais efetiva a participação dos alunos e envolvimento com as aulas. Conclusão: evidenciou-se que as dificuldades com relação ao processo ensino aprendizagem dos cursos de graduação em enfermagem estão diretamente relacionados as dificuldades prévias dos egressos dos cursos, aos projetos pedagógicos ultrapassados dos cursos e da falta de incentivo das instituições de nível superior ao desenvolvimento do curso de enfermagem.
Palavras chave: Docente de Enfermagem, Enfermagem, Alunos de Enfermagem, Educação em Enfermagem. |