Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 143

Pôster


143

Percepção dos docentes de Enfermagem sobre Educação Permanente

Autores:
Denise Barbosa de Castro Friedrich () ; Camila Rossi de Oliveira (Faculdade de Enfermagem UFJF) ; Mariléia Leonel (Faculdade de Enfermagem UFJF) ; Raquel Fernandes (Faculdade de Enfermagem UFJF)

Resumo:
Introdução A Educação Permanente é vista como aprendizagem no ambiente de trabalho, onde o aprender e o ensinar estão incorporados no cotidiano das organizações e ao trabalho. Objetivo: compreender a percepção dos docentes sobre educação permanente. Descrição metodológica: Estudo descritivo com abordagem qualitativa. O cenário foi curso de graduação em Enfermagem.Os participantes foram os docentes de Enfermagem. Dos 42 docentes, nove aceitaram participar da pesquisa. Estudo aprovado no CEP/UFJF, parecer n.1572497. A coleta de dados foi realizada através entrevistas semi-estruturada, gravada em áudio e depois transcrita, nos meses de junho e julho de 216. A análise de dados foi realizada através da análise de conteúdo (MINAYO, 21). Resultados: Unidades Significação: Percepção do profissional sobre Educação Permanente e a realização da mesma no cotidiano do docente; Dificuldades encontradas em seu processo de trabalho.Conclusão: O conceito que os docentes possuem sobre Educação Permanente não corresponde com o seu real significado. Os docentes, de um modo geral, não utilizam a Educação Permanente como um recurso para minimizar ou solucionar os problemas que eles identificam no cotidiano de trabalho. Contribuições/Implicações: Acredita-se, que apesar de ser um número pequeno de estudados, a educação permanente ainda é incipiente no cotidiano dos docentes de Enfermagem, sendo necessários novos estudos propositivos ao tema. Referências ______Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Brasília : Ministério da Saúde, 29. FARAH, B. F. A Educação Permanente no Processo de Organização em Serviços de Saúde: as repercussões do Curso Introdutório para equipes de saúde da família-experiência do município de Juiz De Fora/MG. 26 (Tese de Doutorado). Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, 26. MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo – Rio de Janeiro: Hucitec - Abrasco, 21 Descritores: Educação,Ensino, Enfermagem.  Eixo II: Formação e Produção de Conhecimento em Enfermagem