Pôster
129 | REUNIÃO EDUCATIVA CUIDADOS AO RECÉM-NASCIDO: um relato de experiência | Autores: Ana Maria Mendonça de Almeida () ; Dally Lorrany Ferreira Sousa (Escola Superior de Ciências da Saúde) ; Enoque de Oliveira Carvalho (Escola Superior de Ciências da Saúde) ; Thaynara Gabriella Silva Cunha (Escola Superior de Ciências da Saúde) ; Lucas Vieira E Silva (Escola Superior de Ciências da Saúde) |
Resumo: Introdução: Elaborada com base no Arco de Maguerez¹, voltada aos cuidados ao recém – nascido, na Atenção Primária de Saúde², com função de promover a continuidade do cuidado, por meio da educação em saúde, adotando práticas para melhoria, manutenção ou realização de mudanças. Objetivo: Relatar nossa experiência utilizando a metodologia do arco de Marguerez, durante o desenvolvimento de habilidades profissionais em enfermagem em Centro de Saúde do Distrito Federal. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência vivenciado em uma reunião educativa utilizando- se o Arco de Marguerez, para alcançar os objetivos propostos, com recursos audiovisuais para consultas e visitas domiciliares pelos profissionais no Centro de Saúde de Taguatinga. Desenvolvimento: Observação da realidade: falta de recursos audiovisuais para uso da equipe. Pontos chave: carência de recursos audiovisuais, questionamentos sobre temas comuns. Teorização: estudo aprofundado dos temas levantados. Hipóteses de solução: sugerida a realização de reunião educativa e elaboração de um álbum seriado e slide. Aplicação á realidade: aplicado em 26 de Abril, de 216, no período da manhã, compareceram cerca de 1 pessoas, por meio de roda de conversa. Conclusão: O trabalho proporcionou maior visão da atuação do enfermeiro na APS, à utilização do arco de Maguerez foi de extrema importância, tendo em vista que este possibilita a organização para desenvolvimento do projeto que visando à promoção da saúde e prevenção de agravos.
Palavras chave: Recém-nascido; Reunião educativa; Cuidados de enfermagem; Atençãobásica.
Referências: 1 Berbel NAN. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? 1998 fev; [citado 29 dez 3]. |