Pôster
124 | A ENFERMAGEM NA ESCOLA ABORDANDO HÁBITOS SAUDÁVEIS ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Bárbara Mohr da Silveira () ; Juliana Simas Justino (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Palloma Caroline Guedes Oliveira (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Raul Vinicius Eleutério (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Luciara Fabiane Sebold (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Juliana Balbinot Reis Girondi (Universidade Federal de Santa Catarina) |
Resumo: Introdução: Os cenários de cuidado da enfermagem são diversificados, sendo a escola um destes. Espaço com uma função social e política voltada para a transformação da sociedade, que pode estar voltadas para a promoção da saúde, e neste observa-se a participação do enfermeiro1. Relato de experiência do projeto de extensão “Desenvolvendo Hábitos Saudáveis junto aos alunos da rede básica de educação”. Objetivo: Sensibilizar sobre a importância da alimentação saudável associada à prática de exercícios físicos. Metodologia: A atividade desenvolvida com 45 alunos de 1 a 11 anos na rede básica de educação em Florianópolis. Atividades lúdicas envolviam os alunos com conhecimentos prévios de práticas alimentares e atividades físicas durante um jogo de tabuleiro. Discussão: Tendo em vista o aumento significativo da obesidade infantil, o enfermeiro tem um papel significativo na sua prevenção. No ambiente escolar, o enfermeiro pode atuar tanto promovendo uma alimentação mais saudável como também identificando e acompanhando alunos, familiares e funcionários em situação de sobrepeso2. Conclusão: Durante as atividades os alunos participaram ativamente, reconhecendo a importância dos alimentos saudáveis e a prática de atividades físicas, porém justificam suas dificuldades associadas a suas famílias. Neste contexto, o enfermeiro pode auxiliar na orientação junto aos alunos e familiares a encontrar estratégias saudáveis para a família. |