Pôster
122 | VALIDAÇÃO DE VÍDEO EDUCATIVO PARA PREVENÇÃO DE DST/HIV/AIDS ENTRE ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA | Autores: Izaildo Tavares Luna () ; Michel Platinir Ferreira da Silva (Faculdade Estácio de Sá - FIC) ; Leilane Barbosa de Sousa (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB) ; Patrícia Neyva da Costa Pinheiro (Universidade Federal do Ceará - UFC) |
Resumo: Introdução: O adolescente em situação de rua é um grupo vulnerável às DST/HIV/aids devido ao déficit de conhecimento específico que impede a adoção de práticas sexuais seguras (1). A abordagem educativa com adolescente utilizando vídeo possibilita intervenções efetivas (2). Objetivo: validar vídeo para prevenção de DST/HIV/aids entre adolescentes em situação de rua. Metodologia: O estudo teve 4 etapas: desenvolvimento do roteiro, validação do roteiro, gravação e edição, avaliação do vídeo pelo público-alvo. O roteiro foi validado por três juízes da enfermagem e por cinco juízes da comunicação. O vídeo pré-editado foi avaliado por 1 adolescentes em três grupos focais. As informações dessa etapa foram submetidas à técnica do discurso do sujeito coletivo e analisadas num contexto qualitativo. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal do Ceará sob o CAEE: 1577613.3..554. Resultados: Os juízes solicitaram modificações nas cenas; substituição de termos técnicos por linguagem acessível; e promover maior interação dos personagens. Os adolescentes afirmaram que o vídeo ajuda na aquisição de conhecimento sobre DST/HIV/aids porque as cenas são compreensíveis e retratam suas vivências e práticas sexuais. Conclusão: Inferiu-se que o vídeo favorecerá o trabalho de prevenção das DST/HIV/aids com adolescente. O enfermeiro comprometido com a qualidade do cuidado ao adolescente deve reconhecer o vídeo como ferramenta educativa atrativa e agregá-lo à prática educativa mediadora. Implicações para a Enfermagem: Ao assumir o compromisso de promover a saúde integral do adolescente, compete ao enfermeiro desenvolver ações norteadas por um modelo atrativo e prático como o vídeo com vistas à prevenção das DST/HIV/aids. Referências: 1 Luna IT, et al. Conhecimento e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis entre os adolescentes em situação de rua. Cienc Cuid Saude 213 Abr/Jun; 12 (2): 346-355. 2 Sousa LB, Pinheiro AKB. Caracterização da produção brasileira de vídeos educativos sobre DST/HIV/Aids. Revista de Enfermagem UFPI. v. 1 n. 3, p. 158-63, Sep-Dec. 212.
Descritores: Adolescente. Doenças Sexualmente Transmissíveis. Enfermagem. |