Pôster
116 | ATIVIDADES DE CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS NOS SERVIÇOS DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM HIV/AIDS NO BRASIL | Autores: Juliana Pereira Domingues () ; Denize Cristina de Oliveira (UERJ) ; Ana Rafaela Pecora (UFMG) ; Hellen Pollyanna Mantelo Cecilio (UERJ) ; Cinthia Pereira Silva (UERJ) ; Leonardo Alves Sampaio (UERJ) |
Resumo: A epidemia da aids é uma questão de saúde pública mundial, que ao longo dos anos sofreu transformações socioepidemiológicas1, sendo necessário capacitar os profissionais de saúde que atendem as pessoas que vivem com HIV/Aids (PVHA). Assim, objetivou-se identificar os profissionais atuantes na assistência às PVHA que tiveram atividades de capacitação nas instituições que prestam serviços de atendimento às PVHA no Brasil. Os dados foram coletados em 211, por meio de questionário estruturado, e analisados com auxilio do software SPSS®, por estatística descritiva. Participaram do estudo 54 instituições de saúde que atuavam em serviços de atenção às PVHA, nas cinco regiões brasileiras. Dessas, 81,5% realizavam atividades de capacitação para os enfermeiros; 75,9% para os médicos; 46,3% para os assistentes sociais; 4,7% para os psicólogos; 13% para os dentistas; 31,5% para os farmacêuticos; 44,4% para os auxiliares/técnicos de enfermagem; e 9,3% para os auxiliares/técnicos de odontologia. Ademais, 85,1% das instituições disponibilizavam material de consulta aos profissionais, mas apenas 37% tinham espaço reservado para consulta. Quanto às reuniões para discussão de casos e condutas clínicas, 63% das instituições realizavam periodicamente, enquanto 25,9% realizavam apenas quando havia necessidade. Conclui-se que a maioria das instituições realizavam atividades de capacitação para os enfermeiros, porém a minoria para a equipe de odontologia. Assim, é necessária a capacitação de toda a equipe multiprofissional, pois todos os profissionais estão envolvidos na assistência às PVHA. Além disso, é importante que todas as instituições realizem reuniões para discussão de casos e condutas clínicas, bem como disponibilizem material de consulta e espaço reservado, visto que são fundamentais para a melhoria da qualidade da assistência.
OLIVEIRA DC. Construção e transformação das representações sociais da aids e implicações para os cuidados de saúde. Rev. Latino-am. enfermagem 213; 21(esp): 276-286.
Descritores: Enfermeiros; Aids; capacitação profissional |