Pôster
115 | Pesquisa, Divulgação e Aplicação: qual é o caminho que estamos construindo? | Autores: Andresa Mendonça de Oliveira () ; Maura Cristiane E Silva Figueira (Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).) ; Kátia Stancato (Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).) ; Eliete Maria Silva (Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).) |
Resumo: INTRODUÇÃO: Os enfermeiros estão engajados em pesquisas que podem contribuir para a profissão e para os pacientes¹. Para que as pesquisas possam trazer contribuições significativas para a sociedade, e não somente serem realizadas por questões pessoais e institucionais, estas precisam ser realizadas de acordo com os princípios éticos, e devem ser divulgadas para os profissionais e pacientes afim de adquirir maior amplitude dos estudos. Para que os resultados de pesquisas sejam utilizados, diferentes passos são necessários. Assim, é justamente neste processo que acreditamos que seja necessário algumas reflexões. OBJETIVO: Refletir teoricamente sobre a pesquisa, sua divulgação e aplicação na profissão de enfermagem. METODOLOGIA: Relatar a experiência da reflexão teórica construída durante a realização da disciplina intitulada “Análise Crítica das Práticas de Enfermagem” realizada na Faculdade de Enfermagem durante o doutorado. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Para uma melhor compreensão da questão da aplicação dos resultados de pesquisa na prática, é primordial entender o conceito de prática em enfermagem, sendo considerado como o envolvimento de todas as dimensões de trabalho na qual o enfermeiro pode desenvolver sua prática profissional, abrange a assistência, o ensino, a pesquisa(2) e a gestão. Quando afirmam que os resultados de pesquisa não estão sendo utilizados na prática, estão levando em consideração apenas a dimensão assistencial, ficando subentendido a falta de consideração da aplicação também imediata dos resultados por meio da prática do ensino, da pesquisa(2) e também na gestão. Uma outra questão à ser considerada na aplicação das pesquisas é “como as pesquisas estão sendo divulgadas”? Pois pode-se pensar que o caminho percorrido para a divulgação não esteja sendo efetivo para que ocorra a utilização dos resultados das pesquisas. CONCLUSÕES: As instituições de ensino e assistência em saúde, são os locais privilegiados na busca e realização das pesquisas. A parceria entre enfermeiros docentes/pesquisadores e enfermeiros da assistência e/ou gerência deve fortalecer o envolvimento para que haja a utilização dos resultados das pesquisas na prática. CONTRIBUIÇÕES: Despertar discussões críticas e reflexivas em relação as pesquisas, sua divulgação e utilização, no intuito de proporcionar melhores práticas.
Descritores: Educação Superior; Educação em enfermagem; Pesquisa em Enfermagem; Publicações de Divulgação Científica.
REFERÊNCIAS:
1. Polit DF, Beck CT. Fundamentos de Pesquisa em Enfermagem. Avaliação de evidências para a prática da enfermagem. 7ª Ed. Porto Alegre: Artmed; 211.
2- Mendes IAC. Pesquisa em Enfermagem: impacto na prática; São Paulo: Editora da USP, 1991, 153p. |