Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 114

Pôster


114

CONSULTA DE ENFERMAGEM NO PRÉ-NATAL: QUALIDADE X BUROCRACIA

Autores:
Josivani Rodrigues Nabiça () ; Bruna Corrêa Amoras (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ-UNIFAP) ; Atos Rodrigues Campos (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ-UNIFAP) ; Valdeli Pantoja de Almeida (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ-UNIFAP) ; Jessica Pinto Dias (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ-UNIFAP) ; Clodoaldo Tentes Cortes (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ-UNIFAP)

Resumo:
INTRODUÇÃO: O Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento (PHPN), visa garantir a toda gestante o direito ao atendimento digno e de qualidade ¹.OBJETIVO: Relatar as dificuldades oriundas dos processos burocráticos envoltos na consulta de Enfermagem durante a assistência ao pré-natal em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) .MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência vivenciado no Estágio Supervisionado I, por alunos do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Amapá, durante as consultas de enfermagem no pré-natal, ocorridas no mês de junho de 216, em uma UBS no município de Macapá-AP. RESULTADOS: As consultas de pré-natal realizadas durante o estágio, duravam em torno de 3 a 6 minutos. Observou-se que o tempo de atendimento às gestantes de primeira consulta foram mais prolongado, devido ao excesso de burocracia no preenchimento de impressos, deixando-as impacientes com a demora., dessa forma, em muitas consultas não se conseguia realizar a educação em saúde e nem explicar os resultados de exames a essa gestante. Com isto se perde o acolhimento através da escuta qualificada, pois todo este processo pode inferir em um atendimento menos humanizado e mais mecanizado durante as consultas. CONCLUSÃO: É necessário que ocorra a avaliação permanente dos sistemas de informação em saúde, com capacitações regulares dos recursos humanos envolvidos no processo de geração dos dados de atendimento e minimização do excesso de burocracia, para que melhorias possam ser introduzidas. IMPLICAÇÕES DE ENFERMAGEM: A partir deste relato, coloca-se em pauta, a necessidade de melhor revisão sobre os instrumentos empregados no gerenciamento das consultas, em prol de viabilizar um processo mais agilizado e humanizado na assistência ao pré-natal. REFERENCIA: [1] Moimaz SAS, et al. Sistema de Informação Pré-Natal: análise crítica de registros em um município paulista. Revisa Brasileira de Enfermagem, Brasília 21, jun; 63(3): 385-9