Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 113

Pôster


113

COMPETÊNCIAS DO PROFESSOR SUPERVISOR DE ESTÁGIO DE CURSO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO EM ENFERMAGEM: ESTUDO EXPLORATÓRIO

Autores:
Talita de Cássia Raminelli da Silva () ; Silvia Matumoto (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP)

Resumo:
INTRODUÇÃO: É previsto na formação do técnico de enfermagem estágio supervisionado, ato educativo, favorecendo a articulação da práxis1, deve ser supervisionado por enfermeiro, assegurando desenvolvimento das competências e habilidades para o exercício profissional2. A competência é compreendida como condição do desempenho, permitindo integração de conhecimentos e atos necessários à realização da ação3,4. OBJETIVO: Analisar os desempenhos que inferem as competências dos professores/supervisores de estágio supervisionado, do ensino profissionalizante de nível médio, para atuarem como educadores. DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: Estudo qualitativo utilizou entrevista semi-estruturada e análise de conteúdo Bordin. RESULTADOS: Participaram 14 professores/supervisores de estágio de curso técnico de enfermagem em uma escola privada no interior de São Paulo. Relativo às práticas do professor/supervisor, percebeu-se que o desempenho dos professores mantinha intima relação com o contexto, condições de trabalho e sua inserção como enfermeiro aonde o estágio era realizado e a competência demonstrada foi mais direcionada à execução de procedimentos técnicos do que para formação mais ampla do profissional em questão. Referente aos aspectos importantes para ser professor os participantes, destacaram a realização de curso de formação pedagógica, adequação ao meio em que o professor está inserido, ter responsabilidade com o ofício, ter capacidade de articular Teoria/Prática/Criatividade, ter vocação pela profissão docente e assumir o papel de professor. CONCLUSÃO: O estudo demonstra vulnerabilidade da docência de nível médio em enfermagem constatando necessidade das instituições de ensino técnico investirem e apoiarem ações de educação permanente de seus professores. CONTRIBUIÇÕES/IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Possibilitou explorar a realidade da formação de profissionais de nível médio em enfermagem, apontando a relevância desse setor da formação, tendo em vista sua importância como força de trabalho no campo da saúde. REFERÊNCIAS: 1.Brasil. Resolução Cofen n° 371/21. Dispõe sobre participação do enfermeiro na supervisão de estágio de estudantes dos diferentes níveis da formação profissional de enfermagem, Brasilia (21 set 8). Disponível em http://site.portalcofen.gov.br/node/5885. 2. Lima, VV. Competência: distintas abordagens e implicações na formação de profissionais de saúde. Revista Interface - Comunic., Saúde, Educ. 25;.9(17):369-79. 3.Marran, AL, Lima, PG, Bagnato, MHS. As politicas educacionais e o estágio curricular supervisionado no curso de graduação em enfermagem. Revista trabalho, educação e Saúde. 215;13(1):89-8. 4.Ramos, MN. Qualificação, competências e certificação: visão educacional. Revista Formação Humanizar cuidados de saúde: uma questão de competência. 21;2:17-7.