Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 109

Pôster


109

AS RELAÇÕES DE TRABALHO DA EQUIPE DE SAÚDE COM OS USUÁRIOS: PRÁTICAS EDUCATIVAS DOS ENFERMEIROS

Autores:
Denise Barbosa de Castro Friedrich () ; Ingrid Fernanda de Oliveira Vieira (Hospital Pedro Ernesto UERJ) ; Camila Araújo (HU UFJF) ; Sônia Kling ; Thais Rezende ; Thais Gouvêa Lima

Resumo:
Introdução: estudo descritivo, de abordagem qualitativa, originado de atividades de Iniciação Científica – PIBIC, da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora, e PROBIC Júnior,do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Juiz de Fora. Objetivo: analisar as práticas educativas realizadas pelos enfermeiros da Atenção Básica de um município mineiro. Descrição metodológica: a pesquisa foi realizada em 12 Unidades de Atenção Primária à Saúde, sendo que os sujeitos entrevistados foram os enfermeiros atuantes nas mesmas. A coleta de dados foi feita através de entrevistas e todas as precauções éticas foram tomadas. Para a análise dos dados, utilizou-se o método de análise do conteúdo. Resultados emergiram os seguintes temas: educação em saúde, planejamento das atividades educativas e dificuldades no processo de educação em saúde. Conclusões: o estudo oferece subsídios concretos à necessidade do repensar a educação em saúde e suas práticas. É preciso que haja investimentos no processo educativo, visto que o mesmo é potencial para a modificação da qualidade de vida e saúde da comunidade e influenciador dos dados estatísticos da saúde brasileira. Contribuições/Implicações para a enfermagem: por meio da pesquisa, infere-se que, apesar de realidades diferentes, os enfermeiros têm semelhantes formas de desenvolvimento das práticas educativas. Referências: Bastable SB. O enfermeiro como educador: princípios de ensino-aprendizagem para a prática de enfermagem. 3ª Eed. Porto alegre: Artmed; 21. Caçador BS, Lopes FN, Pacheco LC, Alves MS, Salimena AMO. O enfermeiro na estratégia de saúde da família: percepção dos usuários. HU Revista. 212 Set; 37 (3): 331-338. Gomes LB, Merhy EE. Compreendendo a educação popular em saúde: um estudo na literatura brasileira.Cad. Saúde Públic. 211; 27 (1):7-18. Descritores: Educação em saúde; Enfermagem de Atenção Primária; Conhecimento, Atitudes e Prática em Saúde. Eixo I – Linhas de cuidado e Política de saúde