Pôster
102 | VIVÊNCIAS DA MONITORIA EM ENFERMAGEM NO CUIDADO PERIOPERATÓRIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Rosana Amora Ascari () ; Aline Lima Peçanha Magalhães (Universidade do Estado de Santa Catrina - UDESC) ; Katiane Zanpirom (Universidade do Estado de Santa Catrina - UDESC) |
Resumo: A Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) possui o Programa de Monitoria o qual visa auxiliar o discente no desenvolvimento da disciplina teórico-prático, na busca pela melhoria do processo ensino-aprendizagem e cria condições para o aperfeiçoamento de habilidades relacionadas à atividade docente. O Curso de Enfermagem da UDESC possui em seu Projeto Político do Curso (PPC) a disciplina de Enfermagem no Cuidado Perioperatório, com 144 horas aula teórico-prático e compreende as atividades desenvolvidas nos setores de clínica cirúrgica, centro cirúrgico, sala de recuperação pós-anestésica e centro de material e esterilização, fundamental para o desenvolvimento da Sistematização da Assistência de Enfermagem no Perioperatório (SAEP) e conta com o apoio do monitor para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. O objetivo aqui é relatar as contribuições do Programa de Monitoria para a disciplina Enfermagem no Cuidado Perioperatório, durante o primeiro semestre de 216. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir das vivencias de monitoria, as quais foram realizadas no laboratório de Enfermagem com revisão das aulas teóricas, desenvolvimento de técnicas inerentes a enfermagem cirúrgica, manuseio de materiais entre outras. Foram realizadas atividades individuais e em grupo, através de simulados, leituras e prática em laboratório, fortalecendo as relações acadêmico/monitor/docente, além de estimular um constante aprendizado. O papel do monitor é apoiar e auxiliar o acadêmico no processo ensino-aprendizagem desenvolvendo habilidades com mais segurança. |