Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 101

Pôster


101

MONITORIA ATRAVES DO SAMUZINHO NAS ESCOLAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Edvane Silva Lima () ; Sônia Silva Alves (Universidade Federal do Amapá) ; Angel Tamna Souza de Souza (Universidade Federal do Amapá) ; Amiraldo Dias Gama (Universidade Federal do Amapá) ; Damid Silva Botelho (Universidade Federal do Amapá) ; Donato Farias da Costa (Universidade Federal do Amapá)

Resumo:
INTRODUÇÃO: As intervenções lúdicas na Educação em Saúde visam a aprendizagem e a adoção de comportamentos que possibilitem o aprimoramento da qualidade de vida do indivíduo¹. Dado o contexto, apresenta-se experiência de monitoria do Projeto Samuzinho, realizada em escolas municipais de Macapá/AP. OBJETIVO: Relatar a experiência de monitoria realizada no Projeto Samuzinho. METODOLOGIA: Trata-se de um relato descritivo acerca das atividades desenvolvidas pelos monitores do Projeto Samuzinho, durante o primeiro semestre de 216. RESULTADOS: O Projeto Samuzinho é direcionado à redução de trotes realizados ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), tendo como público-alvo crianças em período escolar. Abordagens lúdico-educativas, tais como dinâmicas, músicas, peças teatrais, palestras, pinturas, visitas técnicas às ambulâncias e simulações de Urgência e Emergência adaptadas ao público, possibilitaram a interação com as crianças, favorecendo a orientação acerca de suas condutas diante de situações de risco, malefícios da prática do trote e prevenção de acidentes domésticos. CONCLUSÕES: A participação ativa das crianças nas atividades propostas proporcionou feedback positivo, possibilitando a atuação destas como multiplicadoras do conhecimento adquirido e favorecendo a expansão de estratégias de Promoção e Educação para a Saúde. CONTRIBUIÇÕES/ IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: O Projeto Samuzinho possui grande relevância social por atuar de forma lúdica no combate aos trotes e na prevenção de acidentes domésticos, evitando possíveis prejuízos financeiros, logísticos e sociais. Sua relevância acadêmica expressa-se através da capacitação de monitores e multiplicadores em Saúde. REFERÊNCIAS: ¹ Silva Arthur Alves da et al. O lúdico como estratégia de promoção da saúde: Integrando universidade e crianças de comunidades ribeirinhas e rurais. Revista de Extensão da Unifasf. v.3, n.1, jun 215. Disponível em: Acesso em: 3 jul 216 DESCRITORES: Educação em Saúde, Mentores, Ludoterapia