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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 99

Pôster


99

RELAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICO DA ASSISTÊNCIA A IDOSOS HIPERTENSOS NA ATENÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Jéssica Pinto Dias () ; Amiraldo Dias Gama (Universidade Federal do Amapá) ; Angel Tamna Souza de Souza (Universidade Federal do Amapá) ; Maira Beatrine da Rocha Uchôa (Universidade Federal do Amapá) ; Sônia da Silva Alves (Universidade Federal do Amapá) ; Valeria Raissa Oliveira da Silva (Universidade Federal do Amapá)

Resumo:
Introdução: Os profissionais de saúde da rede básica têm importância primordial nas estratégias de controle da hipertensão arterial, quer na definição do diagnóstico clínico e da conduta terapêutica, quer nos esforços requeridos para informar e educar o paciente hipertenso como de fazê-lo seguir o tratamento¹. Objetivo: Descrever as experiência ocorridas durante as aulas práticas de Saúde do Adulto e Idoso I com relação a assistência realizadas com pacientes idosos hipertensos e relacionar com o que foi aprendido na aulas teóricas. Metodologia: Relato de Experiência das aulas práticas na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Novo Horizonte em Macapá no período de 15 ao dia 26 de fevereiro de 216 pelo período da manhã. Resultado: Foi perceptível uma grande relação teórico-prática no processo de ensino e aprendizagem, como o levantamento do histórico clinico do idoso, suas queixas, seus hábitos, seus medicamentos em usos, realizar ações educativas, curativos e visitas domiciliares. Um déficit foi a falta das consultas de enfermagem ao idoso hipertenso dentro da UBS, o enfermeiro orientava no decorrer das visitas domiciliares, ações de saúde ou nos procedimentos ambulatoriais. Conclusão: Podemos perceber um idoso fragilizado e sem interesse em interagir com a equipe de enfermagem, visto que o profissional de enfermagem é um dos principais agente de promoção a saúde na atenção básica, sem essa comunicação os pacientes mostraram-se indiferentes a estabelecer um diálogo. Contribuições/implicações para a Enfermagem: a equipe de enfermagem deve estar ciente e disposta a exercer seu papel de educador, e a consulta de enfermagem e de fundamental importância na criação deste vínculo entre profissional e paciente. Referência: ¹Brasil. Ministério da Saúde. Hipertensão arterial sistêmica para o Sistema Único de Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 26. 58 p. Descritores: Idoso, Hipertensão, Atenção Primária à Saúde