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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 97

COMUNICAÇÃO COORDENADA


97

OS SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS PELAS PESSOAS QUE VIVEM COM HIV/AIDS AOS CONTEÚDOS CENTRAIS DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA ESPIRITUALIDADE.

Autores:
Sergio Corrêa Marques () ; Antonio Marcos Tosoli Gomes (Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Virgínia Paiva Figueiredo Nogueira (Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Karen Paula Damasceno dos Santos Souza (Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Luiz Carlos França de Moraes (Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Resumo:
O estudo tem por objetivo descrever os significados dos conteúdos centrais da representação social da espiritualidade das pessoas que vivem com aids atendidas no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) em aids no Rio de Janeiro. Pesquisa qualitativa, descritiva, baseada na Teoria do Núcleo Central das representações sociais, realizada entre março e setembro de 215. Participaram 166 clientes assistidos no SAE de um hospital universitário. Os dados foram coletados por questionário sóciodemográfico e pela técnica de evocação livre ao termo “espiritualidade”, que foi complementada com as justificativas dos termos evocados. Os dados do questionário foram organizados no software excel; os conteúdos das evocações foram tratados pela técnica do quadro de quatro casas e as justificativas por análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram predomínio de pessoas do sexo masculino e com idade entre 41 a 6 anos. Os elementos do núcleo central da representação são ter fé, Deus e religião, sendo que ter fé e Deus são os possíveis elementos centrais pelos fortes laços que estabelecem com os demais termos. A análise das justificativas permitiu identificar que o grupo apresenta quatro significados para a expressão ter fé: acreditar em Deus incondicionalmente; acreditar em algo/alguém incondicionalmente; ter esperança em mudanças; e força interior que impulsiona o indivíduo para a vida. Deus se constitui em uma dimensão imagética, que para uns significa espírito, para outros um ser supremo; que ora é amor, ora ocupa o centro do universo. A multiplicidade de significados para descrevê-lo faz supor que compõe um núcleo figurativo da representação. Conclui-se que há diferentes significados e ideias concebidas pelo grupo na constituição da representação da espiritualidade, que é organizada por um polo divino (Deus) e outro humano (ter fé) mediados pela religião.