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78 | A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA CONDIÇÃO CRÍTICA DE SAÚDE NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NA GRADUAÇÃO | Autores: Juliana Simas Justino () ; Bárbara Mohr da Silveira ; Brenda Ramos de Souza ; Raul Vinicius Eleutério ; Luciara Fabiane Sebold ; Juliana Balbinot Reis Girondi |
Resumo: Introdução: A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é a unidade do hospital para onde são encaminhados os pacientes em situação grave recuperável que necessitam de cuidados de enfermagem e médicos especializados1. Objetivo: Refletir acerca da importância do ensino-aprendizado teórico-prático da disciplina “O cuidado no processo de viver humano III – condição crítica de saúde” ministrada na 5ª fase do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Metodologia: Reflexão teórica sobre a importância do processo de ensino-aprendizagem na busca da autonomia e do desenvolvimento das competências para o cuidado de paciente em situações críticas de saúde internados na unidade de terapia intensiva. Resultados: O processo de ensino-aprendizagem dos cuidados de Enfermagem ao paciente em condição crítica de saúde torna-se importante e necessário durante a graduação, pois é através destes que os acadêmicos podem vivenciar a realidade do ambiente da UTI e o contexto dos pacientes críticos. Conclusão: O ensino sobre a temática mostra-se imprescindível, pois o acadêmico tem a oportunidade de vivenciar o cotidiano dos pacientes em situação crítica de saúde, conhecer o processo de trabalho enfermeiro na UTI frente às situações limítrofes da vida e integrar habilidades/conhecimentos teóricos e técnicos adquiridos previamente. |