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65 | AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE ACREDITAÇÃO HOSPITALAR: VALIDAÇÃO DE FACE E CONTEÚDO | Autores: Graziela Caldana () ; Carmen Silvia Gabriel (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP) |
Resumo: O programa de avaliação externa da qualidade emerge como uma possibilidade de criar uma
cultura de segurança e qualidade no interior de uma instituição que se empenha em aperfeiçoar
continuamente os processos de cuidado ao paciente e os resultados obtidos, configurando-se
como um caminho para gerenciamento da qualidade nos serviços de saúde. Considerando ainda à
saúde como um direito de todos, entende-se que a acreditação configura-se como um meio de
concretização desse direito constitucional, contribuindo para remodelar o cenário de insegurança
que, atualmente, cerca as instituições de saúde. O estudo objetivou realizar a validação de face e
conteúdo de um questionário e duas escalas complementares, como parte do processo de
adaptação ao idioma e cultura brasileira. O desenho metodológico seguiu os seguintes estágios:
tradução e síntese das traduções; apreciação pelo comitê de especialistas; retrotradução; avaliação
da compreensão verbal pela população-alvo. O questionário foi traduzido para o português e sua
versão final incluiu 90 itens. No pré-teste, a população-alvo avaliou todos os itens como de fácil
compreensão, apresentando uma media global de 4,58 (valor máximo=5). O questionário
encontra-se traduzido para o português e adaptado para o contexto brasileiro. A versão adaptada
manteve a equivalência semântica, idiomática, conceitual e cultural, segundo a avaliação do
comitê de especialistas assim como pelas informações fornecidas pela população-alvo
confirmando a validade de face e de conteúdo. Implicações para a enfermagem: Entende-se
que ainda não está claro como o processo de acreditação afeta serviços de saúde ou os resultados
da sua assistência para a equipe de saúde, pacientes, famílias, comunidade e sociedade. Faz –se
necessário a utilização de um instrumento devidamente adaptado e validado para a realidade
brasileira a fim de compreender como esse processo afeta os hospitais e também os resultados
decorrentes da implantação.
Referencias:
1.El-Jardali F, Jamal D, Dimassi H, et al. The impacto f Hospital accreditation on quality of care:
perception of Lebanese nurses. Int j Qual Health care. 2008; 20: 363-7.
2.Shortell SM, O’brien JL, Carman JM, et al. Assessing the impact of continuous quality
improvement/total quality management: concept versus implementation. Health Serv Res. 1995;
30: 377–401.
3.Pomey M.P, Contandriopoulos AP, François P. Et al. Accreditation as a tool for organizational
change. Int Health Care Qual Assur. 2004; 17: p.113-24.
Descritores: Acreditação; Garantia da Qualidade dos Cuidados de Saúde; Estudos de Validação;
Questionários, Avaliação de Resultados (Cuidados de Saúde), Administração Hospitalar.
Eixo temático: II – Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem. |