Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 65

Pôster


65

AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE ACREDITAÇÃO HOSPITALAR: VALIDAÇÃO DE FACE E CONTEÚDO

Autores:
Graziela Caldana () ; Carmen Silvia Gabriel (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP)

Resumo:
O programa de avaliação externa da qualidade emerge como uma possibilidade de criar uma cultura de segurança e qualidade no interior de uma instituição que se empenha em aperfeiçoar continuamente os processos de cuidado ao paciente e os resultados obtidos, configurando-se como um caminho para gerenciamento da qualidade nos serviços de saúde. Considerando ainda à saúde como um direito de todos, entende-se que a acreditação configura-se como um meio de concretização desse direito constitucional, contribuindo para remodelar o cenário de insegurança que, atualmente, cerca as instituições de saúde. O estudo objetivou realizar a validação de face e conteúdo de um questionário e duas escalas complementares, como parte do processo de adaptação ao idioma e cultura brasileira. O desenho metodológico seguiu os seguintes estágios: tradução e síntese das traduções; apreciação pelo comitê de especialistas; retrotradução; avaliação da compreensão verbal pela população-alvo. O questionário foi traduzido para o português e sua versão final incluiu 90 itens. No pré-teste, a população-alvo avaliou todos os itens como de fácil compreensão, apresentando uma media global de 4,58 (valor máximo=5). O questionário encontra-se traduzido para o português e adaptado para o contexto brasileiro. A versão adaptada manteve a equivalência semântica, idiomática, conceitual e cultural, segundo a avaliação do comitê de especialistas assim como pelas informações fornecidas pela população-alvo confirmando a validade de face e de conteúdo. Implicações para a enfermagem: Entende-se que ainda não está claro como o processo de acreditação afeta serviços de saúde ou os resultados da sua assistência para a equipe de saúde, pacientes, famílias, comunidade e sociedade. Faz –se necessário a utilização de um instrumento devidamente adaptado e validado para a realidade brasileira a fim de compreender como esse processo afeta os hospitais e também os resultados decorrentes da implantação. Referencias: 1.El-Jardali F, Jamal D, Dimassi H, et al. The impacto f Hospital accreditation on quality of care: perception of Lebanese nurses. Int j Qual Health care. 2008; 20: 363-7. 2.Shortell SM, O’brien JL, Carman JM, et al. Assessing the impact of continuous quality improvement/total quality management: concept versus implementation. Health Serv Res. 1995; 30: 377–401. 3.Pomey M.P, Contandriopoulos AP, François P. Et al. Accreditation as a tool for organizational change. Int Health Care Qual Assur. 2004; 17: p.113-24. Descritores: Acreditação; Garantia da Qualidade dos Cuidados de Saúde; Estudos de Validação; Questionários, Avaliação de Resultados (Cuidados de Saúde), Administração Hospitalar. Eixo temático: II – Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem.