Pôster
64 | AS MULHERES PROTAGONIZANDO A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: UM OLHAR DE GÊNERO | Autores: Lucimara Fabiana Fornari () ; Rafaela Gessner (Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo) ; Rosa Maria Godoy Serpa da Fonseca (Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo) |
Resumo: Introdução: Historicamente as mulheres têm sido protagonistas invisíveis de transformações sociais, baseadas na reflexão sobre a vivência dos seus papéis, naturalizados como funções femininas, pretensamente imutáveis. Tal realidade pode ser constatada em filmes, que se apresentam como estratégia eficaz para a discussão de gênero no ensino de enfermagem: Objetivo: Analisar o filme “A Fonte das Mulheres” identificando as contradições de gênero e as estratégias de superação adotadas pelas mulheres. Metodologia: Estudo de caso com roteiro semi-estruturado. Análise à luz de gênero. Resultados: O cenário é um vilarejo na África, onde as mulheres são responsáveis pelo cuidado da casa e dos filhos, inclusive a coleta de água em uma fonte distante. Enquanto isso, os homens, desempregados, bebem e conversam. As dificuldades para o transporte da água geram problemas de saúde incluindo abortos. A situação é naturalizada até a chegada de Leila que passa a problematizar os padrões e as tradições culturais da subalternidade feminina. Estrangeira e casada com o professor da vila, é a única que sabe ler e escrever. Para mudar a situação, as mulheres pactuam entre si uma greve de sexo. A partir daí, coexistem conflitos inter e intra-gênero. Os homens se revoltam com a ação das mulheres, às vezes recorrendo à violência. Algumas mulheres questionam a legitimidade da reinvindicação pela participação masculina nas tarefas familiares, contrária aos costumes locais. São expostas contradições que restringem a liberdade e a equidade entre os sexos. Finalmente por ação das mulheres, é instalada uma fonte na vila. Conclusões/Implicações para a enfermagem: A reflexão aprimora o conhecimento sobre subalternidade feminina versus supremacia masculina e o protagonismo das mulheres na transformação da realidade. Docentes e discentes avaliam o filme como estratégia potente para a discussão das questões de gênero no ensino de enfermagem.
Descritores: Gênero e Saúde; Ensino; Enfermagem.
EIXO II – Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem |