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58 | FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO DE RESULTADOS DE PROGRAMAS DE MELHORIA DA QUALIDADE EM HOSPITAIS | Autores: Graziela Caldana () ; Letícia Cristina Hirotani Ribeiro (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP) ; Carmen Silvia Gabriel (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP) ; Larissa Gutierrez de Carvalho Silva (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP) ; Andrea Bernardes (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP) |
Resumo: Um sistema de saúde, independente do financiador, precisa oferecer um cuidado seguro e de
qualidade ao usuário. Uma avaliação eficaz dos serviços de saúde somente poderá ser conduzida
a partir de programas que estabelecem critérios, padrões e indicadores com a finalidade de
instrumentalizar o processo de avaliação dos serviços. O estudo objetivou destacar e analisar as
ferramentas utilizadas para a avaliação de resultados de programas de melhoria da qualidade no
contexto hospitalar. Revisão Integrativa da literatura realizada nas bases de dados MEDLINE,
LILACS e CINAHL, em artigos publicados entre 2003 a 2014. Foram selecionados nove estudos
que apresentaram doze instrumentos com diferentes métodos de avaliação. Os estudos
destacaram que, após a adoção dos programas de melhoria da qualidade hospitalar houve melhora
no processo assistencial, infraestrutura, segurança e satisfação do paciente. Constatou-se a
ausência de produções nacionais, o que indica a necessidade de desenvolver estudos de acordo
com a realidade brasileira. Implicações para a Enfermagem: Entende-se que ainda não está
claro como os programas de melhoria da qualidade afetam os serviços de saúde ou os resultados
da sua assistência para a equipe, pacientes, famílias, comunidade e sociedade. Acredita-se que,
por meio de um instrumento de avaliação será possível avaliar os resultados dos programa de
qualidade e compreender como esse processo afeta os hospitais e seus usuários.
Referencias:
1-Greenfield D, Pawsey M, Naylor J, Braithwaite J. Are healthcare accreditation surveys
reliable? International Journal of Health Care Quality Assurance. 2009; 22 (2): 105-16.
2-Thornlow DK, & Merwin E. Managing to improve quality: The relationship between
accreditation standards, safety practices, and patient outcomes. Health Care Management
Review. 2009; 34: 262-72.
3-Shiesari LMC, Kisil MA . Avaliação da qualidade nos hospitais brasileiros. Revista de
Administração em Saúde. 2003; 5(18): 7-17.
Descritores: Acreditação; Garantia da Qualidade dos Cuidados de Saúde e Questionários.
Eixo temático: II – Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem. |