Pôster
56 | EMBASAMENTO TEÓRICO/PRÁTICO RECEBIDO DURANTE A GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM PARA ATUAR EM SAÚDE MENTAL | Autores: Maria do Perpétuo Socorro de Sousa Nóbrega () ; Juliana Tedim de Almeida (ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO) |
Resumo: Introdução: na graduação, a abordagem teórico/prática sobre Saúde Mental ainda é insuficiente para que os enfermeiros sintam-se seguros para atuar na área. Esta exige profissionais capacitados que conduzam o cuidado de pessoas com sofrimento/transtorno mental de acordo com o paradigma da política de saúde mental vigente. Objetivo: verificar o embasamento teórico/prático recebido durante a graduação por enfermeiros para atuarem na área de Saúde Mental. Método: pesquisa quantitativa descritiva exploratória, com instrumento contendo 33 questões, aplicado em 44 enfermeiros que atuam em: um Pronto Socorro Geral, um Centro de Atenção Psicossocial e uma Unidade Básica de Saúde, da zona Oeste do município São Paulo. Projeto recebeu aprovação ética com parecer 1.528.264. Resultados: observou-se que 72,64% dos enfermeiros sentem-se despreparados para lidar com a área da Saúde Mental; 68,1% consideram que o conteúdo foi pouco explorado na graduação; 61,29% reconhecem que trabalham diariamente com Saúde Mental; e 83,99% dos profissionais querem fazer cursos de capacitação na área. Conclusão: os enfermeiros que fizeram a graduação em período integral apresentam maior aprofundamento na área e sentem-se mais preparados para atuar com a especificidade. O despreparo para lidar com as questões de saúde mental pode estar relacionado com a pouca abordagem no contexto da graduação, tendo em vista que muitos cursos não dispõem de carga horária suficiente. Nesse sentido, os enfermeiros reconhecem a necessidade e a importância de procurar formação complementar.
Referências:
1. Lucchese R. A enfermagem psiquiátrica e saúde mental: a necessária constituição de competências na formação e na prática do enfermeiro. Revista Eletrônica de Enfermagem. 29;9(3).
2. Cortes JM, Kantorski LP, Willrich J, Chiavagatti FG. O ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental sob a lógica da atenção psicossocial. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health. 211;2(3):13. |