Pôster
37 | O PAPEL DO PORTFÓLIO NA AVALIAÇÃO E NA CONSTRUÇÃO DO PERFIL DO ESTUDANTE | Autores: Fabiana Neman () ; Rebeca Neman (USP - ESCOLA DE ENFERMAGEM) |
Resumo: INTRODUCAO: Para que o aluno seja mais comprometido com seu aprendizado observamos avanços no processo de ensino aprendizagem e na aquisição de saber. Preocupados com a formação dos nossos alunos, passamos a utilizar o Portfólio como instrumento de avaliação no estágio curricular supervisionado. OBJETIVO: Identificar, na percepção do docente, como ele descreve o uso do portfólio como instrumento de avaliação em cenário de pratica. JUSTIFICATIVA: Compreender melhor a realidade de aprendizado, identificando e quantificando suas características. METODOLOGIA: Estudo qualitativo com docentes após aprovação do CEP. Dados foram analisados após categorização, com frequência e percentual. RESULTADOS: O portfólio permite a organização do processo de aprendizado pelo aluno, ajudando na sua avaliação de seu desenvolvimento e desempenho. Também permite ao docente fazer uma avaliação individualizada de cada aluno, pois é uma construção particular e única, otimizado pela reflexão no processo de construção. São facilidades permitir avaliação contínua e individualizada e a auto avaliação, a organização do trabalho e a identificar déficits de aprendizado; dificuldades seriam entender a sua importância e contextualização no processo de ensinagem. Para sugestões, capacitar docentes e discentes no seu uso e ser o menos burocrático possível. Os resultados confirmam evidencias na literatura, sendo um instrumento adequado quando queremos agregar qualidade ao processo de formação, principalmente no que se refere ao aprendizado das práticas. Conclusões: É um instrumental eficiente e positivo, desmistificando o processo de formação do aluno como um todo. O docente deve portar-se como agente de mudança, discutindo e viabilizando uma postura mais adequada a realidade, sendo realmente educador num processo contínuo com a sociedade. Referencias:
FEUERWERKER L Educação na saúde – educação dos profissionais de saúde – um campo de saber e de práticas sociais em construção. REV BRAS EDUC MÉDICA. 27; 31 (1) :3-4.
REIBNITZ KS, PRADO ML A formação do profissional crítico-criativo. Texto e contexto enfermagem. 23 Jan-Mar; 12 (1): 26-33. |