Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 30

Pôster


30

PRODUÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE HIPERTENSÃO ARTERIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Aline Bento Neves () ; Elizabeth Teixeira (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Gleyce Pinto Girard (Universidade Estadual do Pará) ; Márcia Helena Machado Nascimento (Universidade Estadual do Pará)

Resumo:
Introdução: A hipertensão arterial é um problema de saúde publica, está relacionada a causas multifatoriais, genéticas, comportamentais e ambientais¹. A educação em saúde, mediada por tecnologias educacionais (TE) permite uma abordagem direcionada às necessidades educativas dos participantes do programa hipertensão². Objetivo: Relatar a experiência de produção de uma tecnologia educacional (TE) Álbum Seriado e Bingo cujo tema é: “Hipertensão Arterial, Vamos Conversar sobre Ela?”. Descrição da experiência: A TE teve como ponto de partida uma pesquisa realizada pelo o Grupo de Pesquisa Práticas Educativas em Saúde e Cuidado na Amazônia (PESCA) que desenvolveu um projeto de pesquisa “Representações e Informações sobre saúde-doença e cuidado entre usuários da Rede Municipal de Saúde de Belém: estudo exploratório” com escuta sensível, realizado a 80 participantes hipertensos em unidades de saúde do Distrito do Guamá em Belém/Pará, revelando os seguintes temas: saúde, doença, se cuidar com hipertensão arterial, e informações que gostariam de ter sobre HAS. A produção da TE ocorreu em etapas: A primeira etapa foi à organização e análise dos dados considerados representações dos hipertensos sobre o tema. Na segunda foi à escolha da modalidade de TE, um álbum seriado com bingo o qual permitirá uma abordagem reflexiva e recreativa com os participantes. Resultado: Confecção do álbum seriado com o título “Hipertensão arterial: vamos conversar sobre ela?” contendo ilustrações originais e conteúdos condizentes com as necessidades solicitadas pelo público alvo. Foram confeccionadas as cartelas do bingo com o título “Bingo do Coração” com palavras-respostas deverão ser marcadas pelo jogador na medida em que forem feitas perguntas referentes ao conteúdo do álbum seriado. O jogo Bingo finaliza o momento educativo e permite a avaliação das informações expostas no álbum seriado. Considerações finais: Este estudo apresentou as etapas da confecção de uma TE na modalidade impressa, sensível à realidade educativa dos participantes do programa hipertensão e poderá mediar o ensino e aprendizagem promovendo momentos educativos, a construção do conhecimento compartilhado e autonomia deste público alvo no controle da hipertensão. Referencias: ¹BRASIL. Ministério da Saúde. Estratégia para o cuidado de pessoas com doença crônicas, hipertensão arterial sistêmica. Cadernos de atenção básica, Brasília (DF), 2013. Disponível em htpp//:www.portal.saude.gov.br. Acesso em 23 abril, 2015. ²TEIXEIRA, E; MOTA, VMSS. Tecnologias educacionais em foco. 1. Ed. São Caetano do Sul (SP): Difusão, 2011. DESCRITORES: Educação em Saúde; Hipertensão.