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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 23

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CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E ESTUDANTES DE LICENCIATURA SOBRE A EPILEPSIA EM CRIANÇAS: relato de experiência

Autores:
Benedita Rafaela Silva Barreiros () ; Jonatas Bezerra Tavares ; Brenda Ramos de Souza ; Leticia Gemyna Serrão Furtado ; Anderson Bentes de Lima

Resumo:
INTRODUÇÃO: A epilepsia é uma das mais antigas condições reconhecidas do mundo, e por ser uma doença conhecida historicamente, diversas distorções criadas a seu respeito são repassadas entre as gerações, que acabam criando um estigma em relação à pessoa epiléptica, que tem maior propensão a enfrentar desafios psicológicos e sociais durante sua vida. Neste cenário, diversos trabalhos apontam a figura do professor como importante agente de transformação desta realidade, principalmente no ambiente escolar, uma vez que a maior incidência da epilepsia ocorre nos dez primeiros anos de vida é neste ambiente que as crianças passam boa parte de seu tempo. A presente pesquisa visa relatar as experiências vivenciadas no projeto de extensão “Capacitação de Professores da Educação Básica e Estudantes de Licenciatura de Tucuruí/PA sobre a Epilepsia em Crianças” que buscou capacitar profissionais da educação básica e estudantes de licenciatura acerca da epilepsia no período infantil. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, que visa relatar as experiências vivenciadas no projeto de extensão “Capacitação de Professores da Educação básica e estudantes de licenciatura sobre a Epilepsia em crianças. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A capacidade de identificação dos distúrbios por parte dos educadores faz-se essencial, uma vez que a maior incidência da epilepsia ocorre nos dez primeiros anos de vida e é no ambiente escolar que as crianças passam boa parte de seu tempo. A realização de capacitações/educação continuada sobre o tema da epilepsia para profissionais da educação contribui para o aumento do conhecimento na área, reduzindo o estigma e preconceito, o que resulta em melhor atendimento e acolhimento da criança na escola e inserção social da pessoa com epilepsia. REFERÊNCIAS: Gomes M.M. História da epilepsia: um ponto de vista epistemológico. J. epilepsy clin. neurophysiol., Porto Alegre , v. 12, n. 3, p. 161-167, Sept. 2006 . Stafstrom CE, Havlena J, Krezinski AJ. Art therapy focus groups for children and adolescents with epilepsy, Epilepsy & Behavior, Volume 24, Issue 2, June 2012, Pages 227-233, ISSN 1525-5050, Stafstrom CE, Havlena J, Krezinski AJ. Art therapy focus groups for children and adolescents with epilepsy, Epilepsy & Behavior. 2012 Jun; 24 (2): 227-233.