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17 | Exame Físico: o despertar dos sentidos | Autores: Creto Valdivino E Silva () ; Huara Paiva Castelo Branco (Escola Superior de Ciências da Saúde) ; Ana Socorro de Moura (Escola Superior de Ciências da Saúde) |
Resumo: Introdução: A aplicação do Processo de Enfermagem exige o domínio
do exame físico, o despertar para a percepção dos órgãos do sentido,
como principal ferramenta dessa etapa, levou a desenvolver a oficina
das sensações e suas associações neurais. Objetivo: Favorecer a
percepção sensorial na execução do exame físico em estudantes da
Escola Superior de Ciências da Saúde. Método: Estudo descritivo de
relato de experiência. Os estudantes passavam por estações, na visão
foram expostas dez imagens, uma por vez, devendo descrever as
características e impressões. Para o tato, objetos em quatro campos
sob tenda foram expostos, identificando tamanho, forma, consistência e
mobilidade. A audição, três instrumentos foram apresentados
individualmente, aos pares e simultaneamente, totalizando sete sons.
Devendo caracterizar o instrumento, quantidade, tonalidade, timbre e
intensidade. Finalizando com olfato, sequência de cinco odores para
especificar as substâncias. Resultados: Observou-se facilidade em
identificar os sons naqueles com habilidades musicais, as imagens os
com memória fotográfica, os odores foram atribuídos a experiências
anteriores e o tato nas pessoas com maior destreza manual.
Conclusões: A percepção sensorial é uma atividade cognitiva que
ocorre devido a interação entre os órgãos dos sentidos e cérebro.
Permitindo ao indivíduo organizar e interpretar impressões sensoriais,
atribuindo a elas significado, a qual depende da personalidade e
motivação. Conferindo aos participantes a consciência do domínio dos
sentidos como fundamental ferramenta para o bom desempenho do
exame físico. Contribuições para a Enfermagem: A vivência aborda
aspectos referentes à formação do enfermeiro estimulando a
observação e a percepção no exame físico |