Pôster
15 | ESTIMULANDO A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA ENTRE OS ADOLESCENTES | Autores: Juliana Simas Justino () ; Bárbara Mohr da Silveira ; Palloma Caroline Guedes Oliveira ; Raul Vinicius Eleutério ; Luciara Fabiane Sebold ; Juliana Balbinot Reis Girondi |
Resumo: Introdução: A prática de atividades físicas possui um efeito benéfico na promoção da saúde e prevenção de doenças, contudo, devido à evolução das tecnologias, observa-se um crescimento do sedentarismo entre os jovens1. Em um estudo desenvolvido com adolescentes do 8º ano do ensino fundamental observou-se que neste período de idade ocorreu uma diminuição de atividade física entre os adolescentes, reforçando a necessidade de rastreamento das mudanças na atividade física ao longo do tempo para a elaboração de intervenções para a promoção de saúde2. Este relato de experiência é proveniente do projeto de extensão “Desenvolvendo Hábitos Saudáveis junto aos alunos da rede básica de educação”, e teve como Objetivo: Desenvolver práticas de atividade física através de atividades lúdicas com adolescentes. Metodologia: A atividade foi desenvolvida com 45 alunos entre as idades de 14 a 16 anos na rede básica de educação da cidade de Florianópolis. As atividades desenvolvidas foram gincana de conhecimentos intercalada com realização de atividades físicas. Discussão: Observa-se que os adolescentes quando estimulados com atividades adequadas a faixa etária e que despertem o interesse dos mesmos a adesão pela prática de atividade física torna-se efetiva. Mesmo com as aulas de Educação física oferecidas no ambiente escolar, o tempo disponibilizado para sua prática ainda não é suficientes para que influenciar de forma significativa a prática de atividades físicas pelos alunos3.
Conclusão: Por conta do avanço das mídias digitais que influenciam o comportamento sedentarismo entre adolescentes, torna-se necessário a promoção de atividades que integrem e interajam com estes a fim de estimular a prática de uma vida saudável, principalmente em ambiente escolar.
Descritores: Adolescente. Atividade Motora. Estilo de Vida Sedentário
EIXO II – Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem.
Referências
1. Silva PVC; Junior ALC. Efeitos da atividade física para a saúde de crianças e adolescentes. Rev. Psicol. Argum. 211, 29 (64): 41-5.
2. Corrêa RC, Silva EGT, Neto Stabelini A, Faria WF, Farias JP, Elias RGM, Santos GC. Tracking de atividade física em escolares entre 21 e 212. Rev Bras Ativ Fís Saúde 216; 21(1):39-44.
3. Kremer MM; Reichert FF; Hallal PC. Intensidade e duração dos esforços físicos em aulas de Educação Física. Rev Saúde Pública. 212, 46 (2): 32-6 |