COMUNICAÇÃO COORDENADA
9 | FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA NA IMPLEMENTAÇÃO DA REDE CEGONHA | Autores: Eliana Campêlo Lago () ; Camila Aparecida Pinheiro Landim Almeida (UNINOVAFAPI) ; Francisca das Chagas Gaspar Rocha (UNINOVAFAPI) ; Carmen Viana Ramos (UNINOVAFAPI) ; Gerardo Vasconcelos Mesquita (UNINOVAFAPI) ; Fabrício Ibiapina Tapety (UNINOVAFAPI) |
Resumo: Introdução: A Estratégia Saúde da Família apresenta atribuições específicas no acompanhamento do binômio mãe-filho, no período gravídico puerperal, que se iniciam mesmo antes da gravidez. Porém a realidade dessa atenção requer profissionais de saúde capacitados, sobretudo os enfermeiros, especialmente na implementação da rede cegonha. Objetivo: Analisar a formação dos profissionais da Estratégia Saúde da Família na implementação da rede cegonha. Descrição Metodológica: Estudo descritivo, qualitativo, realizado com 57 profissionais de saúde da Estratégia Saúde da Família, em São Luís, Maranhão, Brasil. Os dados obtidos por entrevistas foram analisados por meio do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: Os resultados dos discursos foram apresentados em três ideias centrais para cada uma das três questões realizadas na entrevista, a saber: da primeira questão emergiram atribuições técnicas, a importância das funções/atribuições e a identificação de uma nova política; da segunda questão foram elencadas as lacunas na capacitação técnica, a importância da capacitação técnica e interferência do perfil profissional; e, na terceira questão revelaram-se a identificação de lacunas no serviço, o diálogo do serviço com a gestão e a comunidade e a identificação das singularidades dos atores envolvidos. Conclusão: Os profissionais de saúde revelaram que a formação acadêmica foi incipiente na temática e revelaram a importância da formação continuada dos profissionais de saúde da Estratégia Saúde da Família, tendo como base a educação permanente, diante da importância das ações educativas na rede cegonha. Contribuições para a Enfermagem: Espera-se, com este estudo, despertar uma reflexão entre os profissionais de saúde da atenção básica, especialmente os enfermeiros, e comunidade científica, em geral, a fim de minimizar lacunas na capacitação técnica e educação continuada, favorecendo as ações da rede cegonha e contribuindo para reduzir a morbimortalidade materna e neonatal.
Descritores: Pré-natal. Formação profissional. Estratégia Saúde da Família.
Eixo II: Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem.
Referências:
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Batista KBC, Gonçalves OSJ. Formação dos Profissionais de Saúde para o SUS: significado e cuidado. Saúde Soc. 2011;20(4):884-99.
Pio DAM, Oliveira MM. Educação em saúde para atenção à gestante: paralelo de experiências entre Brasil e Portugal. Saúde Soc. 2014;23(1):313-24.
Lima AEF, Silva LJ, Maia ML, Pereira ALF, Zveiter M, Silva TMA. Assistência ao parto após a implementação do Programa Cegonha Carioca: a perspectiva da enfermagem. Rev Rene. 2015;16(5):631-8.
Colomé JS, Oliveira DLLC. Educação em saúde: por quem e para quem? A visão de estudantes de graduação em enfermagem. Texto Contexto Enferm. 2012;21(1):177-84 |