Pôster
8 | FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA ATENÇÃO À PESSOA COM HANSENÍASE NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA | Autores: Eliana Campêlo Lago () ; Camila Aparecida Pinheiro Landim Almeida (UNINOVAFAPI) ; Maíra Damasceno Cunha (UNINOVAFAPI) ; José Nazareno Pearce de Oliveira Brito (UNINOVAFAPI) ; Maria do Carmo de Carvalho E Martins (UNINOVAFAPI) ; Eucário Leite Monteiro Alves (UNINOVAFAPI) |
Resumo: Introdução: Frente a complexidade da hanseníase como uma patologia infecto-contagiosa, a forma como afeta a população e as repercussões na Estratégia Saúde da Família, emerge-se a proposta desse estudo, podendo levar os profissionais de saúde da atenção básica, sobretudo os enfermeiros, em busca de atualização na atenção à pessoa com hanseníase. Objetivo: Descrever a formação dos profissionais da Estratégia Saúde da Família que atuam na atenção à pessoa com hanseníase. Descrição Metodológica: Estudo descritivo, qualitativo, realizado com 45 profissionais de saúde da Estratégia Saúde da Família, em Teresina, Piauí, Brasil. Os dados obtidos por entrevistas foram analisados no software IRaMuTeQ, pela Classificação Hierárquica Descendente. Resultados: Os 73 segmentos de textos (62,39%) do corpus resultaram em dois eixos, Formação Profissional e Atuação Profissional, e cinco classes semânticas: Reflexos na formação para atuação profissional, Formação dos profissionais de saúde para busca ativa de novos casos, Educação em saúde na prática de prevenção e controle da hanseníase, Necessidade de redução de novos casos de hanseníase e Manejo da pessoa com hanseníase. Foi evidenciada a importância da formação continuada dos profissionais de saúde da Estratégia Saúde da Família, tendo como base a educação permanente, diante da importância da prevenção e controle da hanseníase. Conclusão: Os profissionais de saúde revelaram que a formação acadêmica foi incipiente na temática, além disso, sentem-se inseguros no diagnóstico e tratamento da doença, pois as capacitações oferecidas são repetidas e com pouca prática, não solucionando as deficiências no cuidado. Contribuições para a Enfermagem: Espera-se, com este estudo, despertar uma reflexão entre os profissionais de saúde da atenção básica, especialmente os enfermeiros, e comunidade científica, em geral, visando uma melhor assistência, no sentido de oferecer um atendimento integral à população, família e comunidade.
Descritores: Pessoal de saúde. Hanseníase. Estratégia Saúde da Família.
Eixo II: Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem.
Referências:
Corbellini VL, Santos BRL, Ojeda BS, Gerhart LM, Eidt OR, Stein SC et al. Nexos e desafios na formação profissional do enfermeiro. Rev. Bras. Enferm. 2010;63(4):555-60.
Souza ALA, Feliciano KVO, Mendes, MFM. A visão de profissionais da Estratégia Saúde da Família sobre os efeitos do treinamento de hanseníase. Rev Esc Enferm USP. 2015;49(4):884-94.
Lanza FM, Lana FCF, Carvalho APM, Davi RFL. Ações de controle da hanseníase: tecnologias desenvolvidas nos municípios do Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. R Enferm Cent O Min. 2011;1(2):164-75.
Carvalho Filho C, Santos SS, Pinto NMM. Hanseníase: Detecção precoce pelo enfermeiro na atenção primária. Rev Enferm Integr. 2010;3(2):606-20.
González MA, Font CM. The nurse teacher. Construction of a new professional identity. Invest. Educ. Enferm. 2012;30(3):398-405. |