15/10/2010
Conferência de encerramento do Congresso:
"... que minha voz possa perpetuar o grande trabalho de minha vida"
A Presidente da ABEn Nacional, que tomou posse ontem, dia 14, Ivone Evangelista Cabral, fez a Conferência de encerramento, nesta sexta-feira, com o tema "Educação e produção do conhecimento para organização e visibilidade profissional".
Na oportunidade, ela destacou a importância do depoimento do estudante Iel Marciano de Morais Filho, na palestra do deputado Beto Albuquerque, na última quarta-feira, para a visibilidade da profissão. Ele realizou o autotransplante de Medula Óssea e contou que foi muito bem cuidado pelos enfermeiros e enfermeiras, o que o motivou a fazer a faculdade de Enfermagem.
Também falou sobre os legados de Florence Nightingale, fundadora da enfermagem moderna, e sua importância para a profissão. “Ela reformou hospitais, levou ordem aos caos. Foi uma exímia administradora e organizadora do cotidiano da assistência aos soldados”, afirmou Ivone, contando que Florence, já naquela época, usou a mídia. “O jornalista divulgava tudo o que ela fazia. Ela deu visibilidade ao fazer”, observou, lembrando que “a visibilidade tem que ser conquistada”.
A presidente da ABEn Nacional aproveitou para citar uma frase de Florence, um pouco antes de morrer: “quando eu for, não mais do que memória, apenas um nome, eu espero que minha voz possa perpetuar o grande trabalho de minha vida”. E afirmou que “a visibilidade da profissão se estrutura no saber produzido pela ciência da enfermagem”.
Em seguida, apresentou um levantamento das quantidades de produções de artigos e afins, realizadas pelos profissionais da área, e dos cursos existentes no Brasil – graduação, mestrado e doutorado. Mostrou, ainda, os objetivos da ABEn com relação aos profissionais, suas lutas, e suas ações nas diversas áreas: científica, tecnológica, cultural e política. E chamou os profissionais para fazerem parte da Associação.
De acordo com Ivone Cabral, a ABEn atua no desenvolvendo políticas de defesa da qualidade da formação dos profissionais de enfermagem; defesa da ciência de enfermagem; e defesa da saúde e da qualidade de vida da população. Ela encerrou sua palestra prestando uma homenagem aos profissionais da área: “parabéns a todos que possuem o dom e a sabedoria do cuidado”. E citou frases e realizações de palestrantes, que mostram a visibilidade do profissional, destacadas nos quatro boletins distribuídos durante o 62º CBEn.