13/10/2010
Deputado Federal fala sobre a importância da doação de Medula Óssea
Na tarde desta quarta-feira, dia 13, o deputado federal Beto Albuquerque, do Rio Grande do Sul, autor da Lei Pietro, que institui a Semana Nacional de Doação de Medula Óssea – no mês de dezembro, proferiu palestra sobre o assunto. O parlamentar iniciou contando sua experiência pessoal, quando descobriu que seu filho tinha leucemia e necessitava de transplante de medula. Após uma longa e incessante busca, a família não conseguiu um doador compatível e, 13 meses depois, aos 19 anos, o rapaz não resistiu e morreu.
Diante disso, o deputado passou a estudar sobre o assunto e percebeu que o problema era complexo. “Vi que no Brasil, todos os anos, existem 10 mil novos casos de leucemia todos os anos e em 75% deles só é possível salvar a vida através de transplante de medula”, contou, destacando que a única solução para esse problema é “despertar a solidariedade”. Por isso, elaborou a Lei Pietro, sancionada no dia 22 de abril de 2009.
Ele falou sobre os dois tipos de transplantes (autólogo – quando o doador é o próprio paciente, e alogênico – o doador é aparentado, normalmente um irmão, ou não-aparentado) e mostrou como ocorre a doação e a recepção de Medula Óssea. Segundo o parlamentar, embora o processo de doação seja complexo, o SUS (Sistema Único de Saúde) – uma das maiores referências públicas de saúde do mundo – dá toda estrutura necessária ao paciente e ao doador. “Se for necessário, busca a medula onde ela estiver, seja nos Estados Unidos, na Europa ou em qualquer outro Continente”, garantiu. Ele lembrou, ainda, que não existe risco algum ao doador: “na história de transplante do Brasil nunca houve registro de qualquer prejuízo ao doador”.
Na oportunidade, o deputado apresentou aos congressistas o estudante Iel Marciano de Morais Filho, que aos treze anos teve sucesso com a realização de um autotransplante de Medula Óssea. O deputado aproveitou para convocar os congressistas a participarem da campanha de cadastro para doação de Medula Óssea promovida pelo HEMOSC/CBEn, que continua na sexta-feira, dia 15.
